sábado, 27 de agosto de 2011

MESMO COM CONTRABANDO DE ARMAS ENTRANDO NO PAÍS, DESTRUIÇÃO

Notícias | Governo Dilma

Campanha Nacional do Desarmamento recolhe 17,6 mil armas de fogo, EM 2011

SP, RJ e RS lideram no ranking de armas entregues.

Lançada em 6 de maio, a Campanha Nacional do Desarmamento – Tire uma arma do futuro do Brasil já recolheu 17,6 mil armas de fogo e cadastrou mais de 1,4 mil postos de coleta por todo o país. Os revólveres foram os mais comuns (cerca de 10 mil), especialmente os de calibre 38. Também foram entregues 2.132 espingardas e 1.728 pistolas, além de 53 fuzis. São Paulo é o estado que lidera a lista com 4.906, seguido por Rio de Janeiro (2.457) e Rio Grande do Sul (2.362).

A Campanha Nacional do Desarmamento busca retirar o maior número possível de armas em circulação, além de promover a cultura de paz. Reduzir o número de cidadãos armados é um dos caminhos para diminuição da violência. Foi assim em 2004 e 2005, quando 500 mil unidades foram recolhidas e o número de mortes por armas de fogo caiu 11% (Mapa da Violência 2011 – Ministério da Justiça/Instituto Sangari).

Os dados ajudam a esclarecer a relação entre armas nas mãos de cidadãos comuns e criminalidade. De acordo com informações da Polícia Federal, 80% das armas apreendidas com criminosos são de fabricação nacional. Na maioria das vezes, têm origem legal e, posteriormente, são desviadas para o crime.

Mesmo dentro de casa, armas representam perigos. Com frequência, provocam acidentes com crianças ou são utilizadas em situações de descontrole, trazendo resultados irreversíveis. É com base nesse quadro que o desarmamento vem para proteger o cidadão de bem. Não é uma ação isolada. É realizada em paralelo à atuação das polícias, do monitoramento de fronteiras, de políticas contra a violência e o crime organizado.

A campanha tem ganhado apoio de várias esferas da sociedade. Além da adesão de governos estaduais à campanha nacional (18 estados brasileiros e o Distrito Federal são já são parceiros), entidades da sociedade civil, parlamentares e artistas estão deixando suas mensagens na rede (links abaixo).

OBS: JÁ TIVE UMA ARMA EM CASA. GANHEI DE UMA TIA, CUJO MARIDO HAVIA FALECIDO. FIQUEI COM ELA POR MAIS DE 30 ANOS. SEM NUNCA TER USADO. QUANDO RESOLVI ME DESVENCILHAR DELA, LEVEI NA DELEGACIA E ENTREGUEI. SE AS AUTORIDADES AGIREM BEM, ELA JÁ VIROU PÓ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário