terça-feira, 30 de agosto de 2011

EXCELENTE MATÉRIA TRANSCRITA DO SITE IG

iG
Idosos precisam de mais exercícios para manter massa muscular

Por conta da perda natural da idade, os mais velhos deveriam incluir exercícios progressivos de resistência na rotina semanal

The New York Times | 26/08/2011

Na fase inicial do estudo, de 16 semanas de duração, todos os participantes realizaram três séries de exercícios de resistência (leg press, extensão de joelhos e agachamentos) três vezes por semana.

Na segunda fase, de duração de 32 semanas, os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro interrompeu o programa total de treinamento, o segundo reduziu a frequência do treino para uma vez semanal e o terceiro reduziu a frequência para uma vez semanal e também a quantidade, para apenas uma série de exercícios.

A massa muscular foi mantida entre os participantes mais jovens dos dois grupos que reduziram o treinamento. O mesmo não ocorreu com os mais velhos, que perderam massa muscular mesmo realizando de uma a três séries de exercícios uma vez por semana.

Entretanto, apenas um dia de treinamento de resistência foi o suficiente para manter a força dos participantes de diferentes faixas etárias – pelo menos quando realizado por um longo período.

“Não estamos defendendo a idéia de que devemos treinar apenas uma vez por semana, mas acreditamos que tal programa pode ser eficaz durante períodos temporários, quando é difícil manter uma rotina consistente e intensiva de vários dias de treino por semana”, disse Marcas Bamman, da Universidade do Alabama.

“Nossos dados são os primeiros a apontar que pessoas mais velhas precisam realizar mais exercícios semanalmente para manter um aumento de muscular induzido por treinamento de resistência”, complementou Bamman, que liderou o estudo.

OBS: PARA MANTER CONDIÇÕES RAZOÁVEIS DE SAÚDE, A ATIVIDADE FÍSICA É FUNDAMENTAL. MESMO QUE NO INÍCIO PROPORCIONE ALGUM DESCONFORTO, COM O PASSAR DOS DIAS, NOSSO ORGANISMO SE ACOSTUMA E AÍ, A ATIVIDADE SE TORNA MUITO MAIS CONFORTÁVEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário