sábado, 13 de outubro de 2012

FINALMENTE NOSSAS AUTORIDADES ACORDAM E SETOR FERROVIÁRIO VOLTARÁ A TRANSPORTAR PASSAGEIROS PELO PAÍS AFORA.


Após 40 anos de abandono, País pode ganhar 21 linhas de trens de passageiro


De olho na melhoria da mobilidade, governos estaduais e federal estudam construir 3,3 mil km de trilhos em 14 Estados até 2020

13 de outubro de 2012

BRUNO RIBEIRO, RODRIGO BURGARELLI - O Estado de S.Paulo

Depois de quatro décadas de abandono, os trens regionais voltaram à pauta dos governos estaduais e federal. Atualmente, está em estudo pelo poder público a construção de 21 ramais ferroviários para passageiros. Caso todos os projetos planejados no Brasil saiam do papel no prazo previsto, o País pode ganhar 3.334 km de trilhos para transporte em 14 Estados até 2020.

O número é mais que o dobro do que está em operação. Apenas duas linhas de passageiros funcionam hoje no País: uma liga Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES) e outra, São Luís (MA) a Carajás (PA) - ambas são operadas pela Vale.

O atual cenário contrasta com o que era esse mercado há meio século: na década de 1960, cerca de 100 milhões de passageiros eram transportados em trens interurbanos anualmente. Hoje, esse número é de cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano.

Para Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), o ressurgimento de projetos de trilhos pelo País é reflexo do recente aumento da preocupação com a mobilidade. "O transporte ferroviário de passageiros é normalmente rápido, seguro, confortável e não poluente. Trens de velocidade média, entre 100 e 150 km/h, são uma alternativa para a mobilidade entre as cidades, que hoje está um desastre."

Entre os projetos mais avançados estão a ligação entre Brasília e Goiânia, passando por Anápolis (GO), e cerca de 500 km de trilhos em Minas Gerais que fariam a conexão entre Belo Horizonte e cidades como Sete Lagoas, Ouro Preto e Brumadinho. O primeiro, orçado em R$ 800 milhões, está prometido para 2017 e deve vencer todo o trajeto em cerca de uma hora. Já o segundo está divido em três trechos e deve ser feito por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) que já tem 18 interessados em preparar estudos de viabilidade. A expectativa é de que as obras comecem em 2014.

Em São Paulo, o governo estadual realiza estudos para três ramais - ligando a capital a Jundiaí, Santos e Sorocaba. Além disso, o Trem de Alta Velocidade (TAV), previsto pelo governo federal para ficar pronto em 2020, vai cortar a capital e grandes cidades do Estado, como Campinas e São José dos Campos, no caminho até o Rio.

Ministério. Outros 14 trechos fazem parte de um plano que está sendo executado pelo Ministério dos Transportes em parceria com governos estaduais. Os dois mais adiantados são o que ligará Londrina a Maringá, no Paraná - trajeto que já existia por trilhos, mas foi abandonado ao longo das últimas décadas - e o ramal entre Pelotas e Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Segundo a pasta, todos os 14 estudos devem estar prontos e terem suas obras iniciadas em um prazo de cinco anos.

OBS: NA VERDADE ESTAMOS A 50 ANOS SEM LINHAS FERROVIÁRIAS DE QUALIDADE, PARA TRANSPORTES DE PASSAGEIROS. SOU FILHO E NETO DE FERROVIÁRIOS. NA DÉCADA DE 50 TIVEMOS O INÍCIO DO DESMONTE DE NOSSA MALHA FERROVIRARIA. DEVE TER OCORRIDO UMA TRAMA, ONDE AS GRANDES MULTI-NACIONAIS QUE TEM "INTERESSES  RODOVIÁRIOS", EM CONLÚIO COM O GOVERNO DA ÉPOCA, FIZERAM COM QUE NOSSAS FERROVIAS FOSSEM ABANDONADAS. TÍNHAMOS NO NOSSO ESTADO DE SÃO PAULO, EXCELENTES FERROVIAS, LIMPAS, PONTUAIS, COM BOA MANUTENÇÃO E  CONFORTÁVEIS. LEMBRANDO DAS LINHAS COM BITOLA LARGA EM NOSSO ESTADO, COM LINHAS ELETRIFICADAS E PARALELAS: SANTOS A JUNDIAÍ, A PAULISTA, A ARARAQUARENSE E A CENTRAL DO BRASIL. EM BITOLA ESTREITA TÍNHAMOS A MOGIANA, SOROCABANA, SUL-MINEIRA E TÍNHAMOS TAMBÉM A NOROESTE SAINDO DE BAURÚ EM DIREÇÃO A CORUMBÁ, ATRAVESSANDO NOSSAS FRONTEIRAS E INDO ATÉ SANTA CRUZ DE LA SIERRA NA BOLÍVIA. APESAR DESSE ATRASO, SEMPRE É TEMPO DE RECOMEÇAR. A EUROPA MODERNIZOU SUA MALHA RODOVIÁRIA E TAMBÉM MODERNIZOU SUA MALHA FERROVIÁRIA, POIS ELAS SE COMPLEMENTAM. AQUI EM NOSSO PAÍS CONTINENTAL HÁ ESPAÇO PARA QUE ELAS CIRCULEM. E TEREMOS CERTAMENTE UMA INTERLIGAÇÃO COM AS HIDROVIAS. VIDA LONGA AOS NOSSOS DIRIGENTES. HOJE SOB O GOVERNO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, TEMOS O DIREITO DE OUSAR, DE CRESCER, SEM TER QUE DAR SATISFAÇÃO A QUEM QUER QUE SEJA. TEMOS ENFIM, UM PAÍS SOBERANO !!!









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