sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O JULGAMENTO DO TAL MENSALÃO AGORA VIROU UM "SACO DE GATOS"..

19/10/2012

Gran finale


BRASÍLIA - Segundo o relator Joaquim Barbosa, José Dirceu e dez réus, "de forma livre e consciente, se associaram de maneira estável, organizada e com divisão de tarefas para o fim de praticar crimes contra a administração pública e contra o sistema nacional, além de lavagem de dinheiro".
Essa associação, disse, se enquadra perfeitamente na descrição do crime de quadrilha.
Mas, para o revisor Ricardo Lewandowski, quadrilha é uma coisa, organização criminosa é outra, associação criminosa é uma terceira coisa e tudo se resume a "coautoria". Assim, já que o Ministério Público fez uma "miscelânea conceitual" e ninguém é de ferro, absolveu todos os 13 réus acusados de formação de quadrilha.
Lewandowski aproveitou e jogou o anzol para as ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia, ao citá-las e a seus votos anteriores sobre quadrilha. Não por acaso, pois as duas são figuras especiais no julgamento --únicas mulheres, muito firmes e discretas-- e por duas circunstâncias pontuais: ambas absolveram ex-deputados do PT e Rosa acaba de passar constrangimento, ao vivo, numa abordagem indelicada de Joaquim.
Mas o que mais ecoou ontem no tribunal foi a manifestação da véspera do presidente Ayres Britto, ensinando que "inferência não é mera conjectura", mas, sim, uma dedução lógica de fatos que se entrelaçam e formam um todo. Verdadeira aula de direito contemporâneo.
No gran finale do julgamento do mensalão, temos o relator condenando José Dirceu como chefe da "quadrilha" ou da "organização criminosa", e o revisor absolvendo Dirceu e todos os 12 outros dessa "fatia".
Joaquim ganhou umas, Lewandowski levou outras, mas cinco réus confirmam que, com dez votos, o risco de empate é real. E o pior será na dosimetria. Quase um novo julgamento, uma encrenca de marcar história.

PS: Confirmadas as pesquisas, Fernando Haddad está eleito. Na ditadura, ninguém segurava esse país. Agora, ninguém segura o Lula.

OBS: DEPOIS DE MUITA PIROTECNIA, O PESSOAL DA CAPA PRETA AGORA NO FINAL DO JULGAMENTO, NÃO SE ENTENDE. É UM SINAL DE QUE ACUSARAM, JULGARAM E CONDENARAM CIDADÃOS, APOIADOS EM HIPÓTESES. NÃO HÁ PROVAS DOCUMENTAIS, MAS MEROS DETALHES PASSADOS PELO DELATOR. NOSSA JUSTIÇA PODERÁ PAGAR ENORME "MICO", QUE SERÁ HISTÓRICO, TERÁ REPERCUÇÃO ENORME NO EXTERIOR. LULA NESSE MOMENTO DÁ "UMA BANANA" AO PESSOAL DA CAPA PRETA. O QUE  DE FATO OCORREU, FOI UMA COOPTAÇÃO DO STF, PELAS FORÇAS RETRÓGRADAS E CONSERVADORAS, MANCOMUNADAS COM A MÍDIA. ESTÃO PROVANDO QUE A JUSTIÇA É CEGA.



EXTERIOR, PROVANDO MAIS UMA VEZ QUE AJUSTIÇA É CEGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário