sexta-feira, 26 de outubro de 2012

IMPORTANTÍSSIMO SETOR DE NOSSA ATIVIDADE ECONÔMICA RECEBE MAIS ESTÍMULOS DO GOVERNO DILMA.

26/10/2012 07h23 - Atualizado em 26/10/2012

Plano de incentivo à pesca prevê dobrar produção de pescado do país

Proposta é chegar a dois milhões de toneladas por ano.

Meta é incentivar a implantação de 60 mil tanques em todo Brasil.

Do Globo Rural

O Ministério da Pesca anunciou linhas de crédito especiais, com juros mais baixos, para quem quiser investir na criação de peixe. O governo quer dobrar a produção de pescado até 2014. A proposta é chegar a dois milhões de toneladas por ano. A meta é incentivar a implantação de 60 mil tanques em todo país.

Nos próximos dois anos serão liberados R$ 4,1 bilhões para a pesca e criação de peixes. O dinheiro deve beneficiar um milhão de trabalhadores que dependem do setor. O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff. “Recursos não vão faltar, se esses recursos forem gastos de forma produtiva e efetiva”, diz.

O governo irá liberar linhas especiais de crédito para os pescadores familiares, criadores e cooperativas, com juros mais baixos variando de 0,5% a 4% ao ano.

“Os atuais aquicultores terão condições de aumentar a sua produção. São 150 mil no país. Nenhum deles foi esquecido”, diz Marcelo Crivella, ministro da Pesca.
Pescador há 20 anos, Mário Evangelista, que representa a categoria em Goiás, considera a criação de peixes em tanques, desenvolvida em Inaciolândia, no sul do estado, é uma forma de melhorar a renda de quem tira o sustento dos rios. “A gente já tem na região vários pescadores com cerca de dois a três tanques e que deixam para despescar na época do defeso e fazem uma segunda renda. Isso não se resume que vai tirar ele do rio, mas ele ter uma segunda renda que não é viver de um salário mínimo agora no período do defeso. Porque dificilmente um pescador, ou qualquer ser humano, trata de sua família com um salário mínimo”, diz.

O programa prevê ainda assistência técnica para 120 mil famílias que vivem da criação de peixe, investimento em pesquisa e produção de alevinos.

OBS: MARCELO CRIVELA QUANDO COMEÇOU SEU TRABALHO NO MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA, AFIRMOU QUE NÃO SABIA COLOCAR MINHOCA NO ANZOL. MAS ELE SABE OUVIR AS PESSOAS. HOJE SEU CONHECIMENTO É VASTO. COM DILMA A ESTIMULÁ-LO, ELE ESTÁ ENTROSADOS COM OS SINDICATOS DE PESCADORES, COM OS ORGÃOS LIGADOS À ÁREA. TEMOS MAIS DE 8 MIL KM DE LITORAL, TEMOS A MAIOR REDE HIDROGÁFICA DO PLANETA. TEMOS IMENSOS RESERVATÓRIOS DAS USINAS HIDRO-ELÉTRICAS, SOMOS O 5º MAIOR PAÍS DO MUNDO EM EXTENSÃO TERRITORIAL. EM NOSSO INTERIOR TEMOS FAZENDAS JÁ PRODUZINDO PEIXES, RÃS, CAMARÕES E OUTRAS ESPÉCIES AQUÁTICAS. ESSE SETOR PESQUEIRO AJUDA E MUITO A COLOCAR ALIMENTOS RICOS NA MESA DOS BRASILEIROS. ASSIM, COM O APOIO DE DILMA, AUMENTA A GERAÇÃO DE PESCADOS NACIONAIS, AUMENTA A OFERTA DE ALIMENTOS E COM A MODERNIZAÇÃO DE NOSSA FROTA PESQUEIRA MARÍTIMA, EM BREVE CHEGAREMOS A EXPORTAR O NOSSO PESCADO, GERANDO MAIS DIVISAS AO PAÍS. NÃO PODEMOS CONTINUAR A IMPORTAR PESCADO DA CHINA !!! É  OBRIGAÇÃO DO GOVERNO, DAR AS CONDIÇÕES. PONTO PARA DILMA.







Nenhum comentário:

Postar um comentário