quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

UMA COMPARAÇÃO COMPLEXA.

Entre 139 países, Brasil ocupa 45º lugar em ranking de gestão de crise

ovo (Foto: SXC)Em levantamento elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, país fica atrás de emergentes como Índia e México. Cingapura ocupa a primeira posição

REDAÇÃO ÉPOCA COM AGÊNCIA BRASIL


O Brasil ocupa o modesto 45º lugar no ranking de 139 países sobre os governos mais preparados para enfrentar riscos globais, como crises financeiras, desastres naturais, mudanças climáticas e pandemias. Divulgada nesta terça-feira (8) pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), a pesquisa foi realizada com mais de 14 mil líderes globais.

O Fórum Econômico Mundial perguntou aos entrevistados sobre a eficiência de cada governo na gestão - que incluiu monitoramento, preparação, reação e mitigação - dos principais riscos globais, como a crise financeira e desastres naturais. Com notas que variaram de 1 a 7 - a nota mais baixa atribuída aos governos "não eficazes" e a mais alta aos "eficazes" - , o Brasil recebeu avaliação de 4,16 pontos. O resultado brasileiro é pior do que o obtido por outros emergentes, como Chile (10º lugar, nota 5,20), México (12º, nota 5,13), Turquia (18º, nota 4,83), China (30º, nota 4,51) e Índia (38º, nota 4,31). Atrás do Brasil, estão alguns países europeus em crise, como Portugal (51º), Espanha (53º) e Irlanda (65º). O ranking é liderado por Cingapura, que teve nota 6,08 e possui, segundo os entrevistados, o governo mais preparado do mundo para os riscos globais. Em seguida, aparecem três países árabes: Catar, Omã e Emirados Árabes Unidos.

A primeira economia tradicional da lista é o Canadá, em 4º lugar e nota 5,41. Alemanha está em 17º, uma posição atrás do Casaquistão. Reino Unido figura em 20º e Estados Unidos, em 29º lugar. A lanterna da lista é ocupada pela Argentina, em 138º posição, com 2,08 pontos, e por último, pela Venezuela, com 1,68 ponto.

Apesar do baixo desempenho no quesito preparo para enfrentar riscos globais, o Brasil apresentou resultado satisfatório no que diz respeito ao estágio de avanço da economia brasileira. Para os entrevistados, o Brasil está "em transição" da fase 2 - economia marcada pelo desenvolvimento da produção e qualidade - para o estágio mais desenvolvido possível, a fase 3 - mercados orientados para a inovação com patamar mais elevado de renda.

OBS: NESSE MOMENTO O BRASIL SE PREPARA PARA UM SALTO DE QUALIDADE, COM QUALIDADE DE VIDA. TEMOS GRANDE POPULAÇÃO, TEMOS O 5º MAIOR TERRITÓRIO A NÍVEL GLOBAL, TEMOS A MAIOR ÁREA VERDE DO PLANETA COM FLORESTAS NATIVAS. QUAL O PAÍS COM GRANDE POPULAÇÃO QUE TEM 50 % DE SEU TERRITÓRIO FLORESTAL? TEMOS A MAIOR RESERVA DE ÁGUA COM POTABILIDADE DO PLANETA, EM VOLTA DE 13 %,  ESTAMOS COM A ECONOMIA ORGANIZADA, FALTANDO AINDA CORRIGIR ALGUNS PONTOS, TEMOS IMENSA MISTURA ÉTNICA, TEMOS GRANDE DIVERSIDADE DE CREDOS, TEMOS UM TERRITÓRIO QUASE PLANO,  QUE FAVORECE OS MEIOS DE TRANSPORTE COMO FERROVIAS E HIDROVIAS. TEMOS IMENSAS RESERVAS DE PETRÓLEO. TEMOS MAIS DE 8 MIL KM DE LITORAL QUE PODE SER UTILIZADO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS. VIVEMOS EM HARMONIA COM NOSSOS 10 VIZINHOS, NÃO TEMOS VULCÕES, TUFÕES, TERREMOTOS, MAREMOTOS, GELEIRAS NEM DESERTOS. NOSSO NORDESTE, TEM BAIXO ÍNDICE DE PLUVIOSIDADE, DEVIDO DESMATAMENTO FEROZ QUE OS PORTUGUESES PRODUZIRAM NO TEMPO  EM QUE ÉRAMOS COLONIA DELES. COM REFLORESTAMENTO HETEROGÊNEO, PODEREMOS RECUPERAR AQUELA ÁREA EM TERMOS DE PLUVIOSIDADE. NESSE MOMENTO O GOVERNO BRASILEIRO CONSTRÓI UM DESVIO DE 1 % DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO PARA IRRIGAR DE FORMA PERMANENTE UMA "FRANJA" DO SEMI-ÁRIDO. COM ÁGUA, A REGIÃO PODERÁ SER RECUPERADA. COMO COMPARAR COM CINGAPURA? QUANTAS VEZES CINGAPURA CABE DENTRO DO BRASIL? SABEMOS QUE, QUANDO O PAÍS TEM ÁREA PEQUENA E POPULAÇÃO PEQUENA, É MAIS FÁCIL DE PLANEJAR ESTRATÉGIAS QUE DARÃO RESGUARDO EM ÉPOCAS DE CRISE E CATACLISMAS, EMBORA ALGUNS PAÍSES EUROPEUS COM TERRITÓRIO PEQUENO, HOJE PASSEM GRANDES APERTOS. O BRASIL HOJE É ALVO DE CRÍTICAS. ATÉ FAZ SENTIDO, CRÍTICAS QUE PARTEM DE OUTRAS NAÇÕES QUE PERCEBEM QUE O BRASIL ESTÁ NO RUMO CERTO. QUANDO UM PAÍS CRESCE, PASSA A OCUPAR O LUGAR DE OUTRO QUE DESCE UM POUQUINHO. O CRESCIMENTO FAZ PARTE, QUANDO AS ESTRATÉGIAS VISAM O PAÍS A LONGO PRAZO. NA VERDADE, CRESCER COM SUSTENTABILIDADE NÃO É FÁCIL, MAS QUANDO OS DIRIGENTES TEM VISÃO E PLANEJAMENTO, AÍ, É UM CAMINHO SEM VOLTA, A LONGO PRAZO. NESSA MATÉRIA, NOSSA CLASSIFICAÇÃO DE 45º, NOS COLOCA ENTRE OS 32 % DOS PAÍSES COM MELHOR PLANEJAMENTO CONTRA CRISES. É VER A POSIÇÃO DA ALEMANHA, ESTADOS UNIDOS E INGLATERRA. SÃO POTÊNCIAS GLOBAIS. COMO CONSIDERAR A ALEMANHA ATRÁS DO CASAQUISTÃO; SERÁ QUE FAZ SENTIDO ? COMO COMPARAR O BRASIL COM CINGAPURA? CINGAPURA CABE QUASE 13 VEZES DENTRO DO TERRTÓRIO BRASILEIRO. SUA POPULAÇÃO EM 2010 ERA 45 VEZES MENOR QUE A BRASILEIRA. COMO COMPARAR?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário