sábado, 6 de agosto de 2011

ESTAR BEM INFORMADO É FUNDAMENTAL, NOS EXAMES DO ENEM

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Enem: Atenção às atualidades ajuda a desenvolver competências
Professores indicam que acompanhar as notícias auxilia a fazer uma boa prova. Exame utiliza textos e referências recentes

Marina Morena Costa, iG São Paulo 06/08/2011

Enem: Atenção às atualidades ajuda a desenvolver competências

Professores indicam que, acompanhar as notícias auxilia a fazer uma boa prova. Exame utiliza textos e referências recentesO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cobra que o candidato analise criticamente temas como sustentabilidade, meio ambiente, fontes de energia, utilização dos recursos naturais e os impactos ambientais, sociais e econômicos da ação do homem.

Essas são as chamadas “atualidades” que a caem na prova e um dos fatores que diferencia o Enem de outros vestibulares. O exame, no entanto, não exige um acompanhamento “bitolado” dos últimos acontecimentos.

Na última edição, embora vários temas atuais tenham aparecido na prova, apenas uma questão, sobre os interesses envolvidos na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, exigia estritamente o acompanhamento do noticiário – um assunto que provavelmente não foi discutido em todas as escolas do País.

Professores afirmam que estar atento às notícias desenvolve a capacidade crítica dos estudantes e a habilidade de analisar, relacionar, comparar e compreender fatos históricos, mas muitas questões abordam as atualidades apenas como ponto de partida para cobrar outros conhecimentos.

Trinta e nove das 180 questões do último Enem trouxeram notícias, gráficos e imagens publicados ou acessados em sites da internet nos meses que antecederam ao exame. No entanto, serviam apenas como base para as perguntas, não exigiam que o candidato dominasse o assunto para encontrar a alternativa correta. Em uma delas, por exemplo, havia uma notícia sobre a morte de animais no zoológico de São Paulo, envenenados por monofluoracetato de sódio. A questão perguntava por meio de qual processo químico a substância poderia ser obtida.

Outra questão mostrava um infográfico, publicado em 2010 em uma revista, que representava os processos de captação da forma mais limpa de energia (gerada a partir do calor do magma). “Parte das competências cobradas estão relacionadas ao momento em que vivemos. Mas ler atualidades não garante que você irá conseguir resolvê-las”, destaca Mateus Prado, colunista do iG e presidente do Instituto Henfil. Porém, quem lê notícias tem mais capacidade de relacionar fatos e interpretar textos e gráficos, habilidades cobradas em todas as provas.

Fernando Rodrigues, professor de história e geo-política do Cursinho da Poli, avalia que mesmo sendo possível resolver as questões atuais com interpretação, vale a pena dominar os principais assuntos do noticiário. “O estudante irá se sentir mais confortável para resolver a questão”, diz.

OBS: VALE A PENA ACOMPANHAR AS NOTÍCIAS DESSE NOSSO MUNDO CONTURBADO E CHEIO DE CRISES E GUERRAS. O TEMA "ATUALIDADES" ESTÁ CADA VEZ MAIS FORTE NESSES EXAMES.

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