segunda-feira, 27 de maio de 2013

APROXIMAÇÃO MUITO IMPORTANTE ESTÁ OCORRENDO A PARTIR DO 1º GOVERNO LULA

27/05/13 - 15h27
Celebração do Dia da África em São Paulo vai homenagear ex-presidente Lula
Ex-presidente Lula junto com embaixadores africanos, em Brasília (Foto: Ricardo Stuckert/IL)

Lula foi escolhido como homenageado pelas políticas executadas para a promoção da igualdade racial no País durante o seu governo.

Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, realizará o evento D’África-São Paulo, que celebra o Dia da África. A cerimônia também marca a apresentação das políticas étnico-raciais projetadas para a cidade. Estão confirmadas as presenças do prefeito Fernando Haddad, da reitora da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), Nilma Lino Gomes, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será homenageado na cerimônia.
Lula foi escolhido como homenageado pelas políticas executadas para a promoção da igualdade racial no País durante o seu governo.
Durante a celebração, o secretário Netinho de Paula vai anunciar a criação do Grupo de Trabalho “Educação das Relações Étnico-raciais” para elaborar proposta de implementação, acompanhamento e monitoramento da Lei 10.639/2003, que institui o ensino da História da África nas escolas públicas e privadas. O Grupo de Trabalho será composto pelas secretarias de Educação, Cultura, Esporte, Governo, além de Igualdade Racial.
De acordo com o secretário Netinho de Paula, esta comemoração marca um momento muito importante na cidade de São Paulo, pois o prefeito, além de criar a Secretaria de Igualdade Racial, priorizou a área da educação com o reforço ao ensino da história da África (Lei nº 10639) nas escolas públicas e privadas. O D’África-São Paulo é o pontapé inicial para esta implementação.

Dia da África

O Dia da África foi instituído pela União Africana (antiga Organização da Unidade Africana) ressaltando o momento de sua criação – 25 de Maio de 1963, como forma de celebrar e lembrar o Continente Africano como parte da historia, da memória, e, dos valores civilizatórios mundiais. Esta data reflete o compromisso político dos líderes africanos e destes com instituições internacionais, visando à aceleração do fim da colonização do continente. Nesta perspectiva, nos últimos anos a agenda governamental brasileira se intensificou junto ao Continente Africano reforçando os laços históricos e incrementando a relação econômica, política, social e cultural.
Ainda, ao longo das três últimas décadas, em função da negociação entre o Movimento Negro e a organização de mulheres negras com o Estado brasileiro, foram criados órgãos de promoção da igualdade racial – Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra no Estado de São Paulo (1984), a Coordenadoria dos Assuntos da População Negra no Município de São Paulo (1989); a Fundação Cultural Palmares vinculada ao Ministério da Cultura (1988); e, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República (2003).

OBS: METADE DE NOSSA POPULAÇÃO É NEGRA OU DESCENDENTE DE NEGROS. ASSIM, NADA MAIS NATURAL QUE LULA TENHA TRABALHADO FORTEMENTE PARA A CONSOLIDAÇÃO DESSA APROXIMAÇÃO. E NA CONTRA-PARTIDA, OS BRASILEIROS TÉCNICOS DA EMBRAPA, ESTÃO ATUANDO NESSE MOMENTO EM 22 PAÍSES AFRICANOS, TRANSFERINDO TECNOLOGIA AFIM DE QUE OS AFRICANOS POSSAM ERRADICAR A FOME DESSE ENORME CONTINENTE. JÁ HÁ BILHÕES DE ANOS, FOMOS UNIDOS. DEPOIS TIVEMOS A SEPARAÇÃO E HOJE EXISTE O OCEANO ATLANTICO A NOS SEPARAR. MAS A TOPOGRAFIA AFRICANA É ASSEMELHADA COM A DO BRASIL. PODEMOS CONSTATAR QUE A BACIA DE SANTOS, RICA EM PETRÓLEO, ESTÁ NA MESMA "LINHA" DO LITORAL DE ANGOLA, TAMBÉM MUITO RICO EM PETRÓLEO. AS TERRAS AFRICANAS SÃO ASSEMELHADAS COM AS TERRAS BRASILEIRAS.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário