quarta-feira, 29 de maio de 2013

AS FERROVIAS PRECISAM VOLTAR A TRANSPORTAR PASSAGEIROS NO BRASIL.

Transporte

Consórcio espanhol vai participar de leilão do trem bala Rio-São Paulo

Espanha detém a segunda maior malha de trens de alta velocidade do mundo e uma das tecnologias mais avançadas do setor
por AFP publicado 27/05/2013 15:50
Toni Albir/AFP
Inauguração do trem de alta velocidade entre a cidade espanhola de Barcelona e a fronteira com a França
MADRI (AFP) - Um consórcio espanhol formado pelas empresas Adif, Ineco e Renfe vai disputar o leilão do governo brasileiro para o trem de alta velocidade (TAV) Rio-São Paulo-Campinas. O anuncio foi feito nesta segunda-feira 27 pela ministra espanhola do Fomento, Ana Pastor.
A Espanha espera repetir a façanha de 2011, quando venceu o mega-contrato do TAV Jidá-Meca-Medina, na Arábia Saudita, por mais de 6,7 bilhões de euros, após uma batalha de vários meses e acertos políticos com a dupla francesa Alstom-SNCF. "É uma oportunidade única para confirmar a tecnologia ferroviária espanhola como referência mundial", ressaltou a ministra em um comunicado.
Líder europeia e número dois mundial em quilômetros instalados, a Espanha, mergulhada na crise e frente a um tráfego limitado em seu território, busca a salvação na expansão internacional.
A companhia ferroviária espanhola Renfe, o operador da rede de linhas de ferro Adif e a empresa pública de estudos sobre os transportes Ineco integrarão o consórcio, que também contará com grupos privados. "A presença das três empresas é a garantia que nós oferecemos ao governo brasileiro uma oferta competitiva", disse Pastor.
O anúncio do resultado do leilão para o projeto de TAV Rio-São Paulo-Campinas, no valor de 16,4 bilhões de dólares, e que deverá estar totalmente operacional em 2020, foi fixado para 19 de setembro de 2013.
Os candidatos devem apresentar seus projetos até 13 de agosto. Quase 20 empresas - grupos de construção, operadores ferroviários e fabricantes de equipamentos - mostraram interesse em participar, incluindo a francesa GEC Alstom, a alemã Siemens, a japonesa Mitsui, as espanholas CAF e Talgo e a sul-coreana Hyundai.

OBS: OS ESPANHÓIS CONHECEM BEM O BRASIL. RECENTEMENTE GANHARAM LEILÕES DE CONCESSÃO EM RODOVIAS FEDERAIS E ESTÃO GANHANDO UM BOM DINHEIRO. E ONDE ESTÃO OPERANDO, DÃO EXEMPLO AO GOV. PAULISTA DE COMO SE OPERA UMA RODOVIA DE FORMA EFICIENTE E COM VALORES MÓDICOS NAS PRAÇAS DE PEDÁGIO. UM EXEMPLO É A RODOVIA FERNÃO DIAS, COM SETE PRAÇAS AO VALOR DE R$ 1,40 POR PRAÇA. AS RODOVIAS PAULISTAS ROUBAM A POPULAÇÃO E COMO EXEMPLO TEMOS A PRAÇA ENTRE INDAIATUBA E CAMPINAS QUE COBRA A "BAGATELA" DE R$10,50 PARA QUE POSSMOS RODAR 28 KM. UM ROUBO DESCARADO. COM AS FERROVIAS, HAVERÁ UMA SUBSTANCIAL REDUÇÃO DO TRÁFEGO RODOVIÁRIO NO BRASIL.

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