quarta-feira, 29 de maio de 2013

TRANSCRITO DO BLOG DO ZÉ DIRCEU

Boa análise sobre a possível vinda dos médicos cubanos ao país
Publicado em 25-Mai-2013

“Não é momento para reações corporativistas e preconceituosas”...
Image
Zeca Dirceu
Imperdível o artigo do deputado Zeca Dirceu (PT-PR) publicado hoje em O Globo, ainda que vocês possam considerar que eu, como pai, sou suspeito para falar. Mas, é fato, sob o título “Preconceito com Cuba”, o texto do meu filho deputado traz números que atestam a importância da vinda dos médicos estrangeiros para atuar em áreas carentes desses profissionais no Brasil.

Zeca traz números que faço questão de publicar aqui. Nosso déficit de profissionais dessa área chega a 168.424 médicos. Atualmente, o país conta com 1,8 médico para cada grupo de mil habitantes e dos 371.788 médicos brasileiros, 260.251 estão nas regiões Sul e Sudeste, invariavelmente concentrados nas metrópoles e grandes centros urbanos.

O deputado Zeca Dirceu frisa que “o Ministério da Saúde quer alcançar a meta de 2,7 médicos por mil habitantes, a mesma proporção do Reino Unido, que, depois do Brasil, tem o maior sistema público de saúde no mundo, orientado para a atenção básica”. E lembra que na Inglaterra, 40% desses profissionais foram atraídos de outros países; que os EUA contam com 25% de médicos estrangeiros; e o Canadá, com 22%.

“Não é momento para reações corporativistas e preconceituosas”, destaca Zeca, lembrando que o Brasil estuda parcerias com diversos países e que Cuba "é reconhecida por grandes êxitos na medicina e tem 6,7 médicos por mil habitantes”.

O texto do Zeca inclui, ainda, uma citação do New England Journal of Medicina: “O sistema de saúde cubano parece irreal. Há muitos médicos. Todo mundo tem um médico de família. Tudo é gratuito, totalmente gratuito. Apesar do fato de que Cuba dispõe de recursos limitados, seu sistema de saúde resolveu problemas que o nosso (dos EUA) não conseguiu resolver ainda. Cuba dispõe agora do dobro de médicos por habitante do que os EUA”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário