segunda-feira, 13 de maio de 2013

UM DOS PROGRAMAS DE MAIOR SUCESSO NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, COM O APOIO DECIDIDO DA PETROBRÁS, O "PROJETO TAMAR" (TARTARUGA MARINHA)

Tamar de Ubatuba tem programação especial


O evento traz como tema "Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social" e tem a proposta de promover a educação ambiental


13/05/2013


Em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18/5), o Projeto Tamar preparou uma programação especial durante o mês de maio na base de Ubatuba (SP). A partir de hoje (13/5) até o dia 31, o Tamar vai participar da 11ª Semana dos Museus, proporcionando aos visitantes atrações dinâmicas com objetivo de promover a conscientização ambiental. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, e terá como tema “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”.
Durante a semana, no Espaço Infantil da base, a partir das 15h, as crianças poderão se divertir com brincadeiras e jogos educativos que estimulam o cuidado com as tartarugas e o mar. O Cine Tamar exibirá Nossos Sonhos não Envelhecem, às 17h. O longa mostra como o Tamar conseguiu transformar antigos hábitos predatórios das comunidades costeiras.

Na quinta-feira (16/5), às 16h30, o pescador Passarinho, que mudou seus hábitos em prol da conservação das tartarugas marinhas, vai contar aos visitantes a sua história. Na sexta-feira (17/5), haverá a IV Noite Flamenco Árabe com apresentações de coreografias premiadas em festivais de dança. Serão apresentados clássicos espanhóis e flamencos, além de dança do ventre em variados estilos.
O sábado (18/5) será marcado pela Noite Clássica Tradicional, com exibição de bailarinas de 3 anos de idade, juntamente com bailarinas premiadas, farão um passeio pelo jazz. Nesses dois dias, haverá também apresentação do grupo de dança de Gisela Papadopoulos com mais de 30 bailarinas, no Casco Acústico do Tamar.
Na próxima semana, no dia 25/5, às 20h30, o músico e violonista Rafael Altro vai comemorar no Tamar seus 25 anos de carreira oferecendo ao público muita música popular brasileira. No repertório, além das músicas de seu CD autoral, lançado em 2012, Rafael apresentará músicas de João Pernambuco, Dilermando Reis, Ary Barroso, Waldir Azevedo, entre outros, mostrando ao público diversos ritmos brasileiros como samba, choro, baião e bossa-nova.

Mata Atlântica
De 27 a 29 de maio, as escolas que visitarem o Tamar participarão das atividades especiais da Semana da Mata Atlântica, iniciativa que integra a programação do 4º Festival da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar, promovido pela Prefeitura Municipal de Ubatuba e parceiros.
Crianças que forem ao Tamar no feriado de Corpus Christi (dias 30 e 31) poderão, a partir das 15h, participar do “Brincando com a Galera da Praia: A Mata Atlântica e as Tartarugas Marinhas”. Para o feriado, haverá também atividades infantis, teatro e música.
Ainda durante todo este mês de maio, o Tamar de Ubatuba apresenta a exposição Mar e Música, com quadros do artista plástico Eduardo Rodrigues, no Espaço de Exposição do Tamar.
As visitas ao Tamar são sempre acompanhadas por um monitor treinado. Os visitantes podem acompanhar a Hora do Gelo, às 13h, participar da Alimentação Interativa das tartarugas, às 16h, além de contemplar quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, inclusive no visor subaquático. As crianças também têm diversão garantida nos parquinhos e no espaço infantil coberto.
As bases do programa em Florianópolis (SC), Aracaju (SE), Fernando de Noronha(PE), Guriri (ES), Regência (ES), Almofala (CE) e na Praia do Forte (BA) também terão uma programação especial neste mês que pode ser conferida no site.

Tamar
O Projeto Tamar é uma iniciativa do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas (Tamar), centro especializado do ICMBio. Tem sede nacional na Praia do Forte, no litoral norte da Bahia. O projeto é mantido com recursos do Instituto Chico Mendes; da Petrobras, por meio do Programa Petrobrás Ambiental; e do Bradesco, além da venda de serviços e produtos através de pontos instalados nos centros de visitantes, aeroportos, shoppings e lojas em áreas comerciais de algumas cidades.
Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário