quinta-feira, 23 de maio de 2013

QUE DEIXEM O NOME ATUAL, NUM AEROPORTO JÁ CONHECIDO MUNDIALMENTE

Grupo rejeita mudar nome de Viracopos para Quércia

iG Paulista - 23/05/2013 11h03 | - Atualizado em 23/05/2013 - 11h09
Cecília Polycarpo | cecília.cebalho@rac.com.br

Foto: Leandro Ferreira/ AAN
Denise, sobrinha tataraneta de Carlos Gomes, com abaixo-assinado
Denise, sobrinha tataraneta de Carlos Gomes, com abaixo-assinado O projeto de lei que muda o nome do Aeroporto Internacional de Viracopos para Aeroporto Internacional Viracopos-Governador Orestes Quércia passou por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura no Congresso Nacional, em Brasília, na semana passada. Mas o avanço da matéria acirrou ainda mais os ânimos de quem não concorda com a mudança em Campinas.
Um abaixo-assinado contra o projeto já tem mais de 12 mil assinaturas. Na segunda-feira, a professora Denise Maricato entregou à Câmara Municipal uma moção de repúdio contra a mudança de nome do terminal.

Ela espera que o documento seja endossado pelos vereadores e enviado a Brasília, antes de o projeto passar pela Comissão de Constituição e Justiça. Depois aprovado pela última comissão, ele deve ser votado no Senado e na Câmara, antes de ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff. A homenagem ao político peemedebista, que foi prefeito de Campinas e governador de São Paulo, morto em 2010, é ideia do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP).
Para Denise, deveria haver uma consulta pública em Campinas sobre a mudança do nome de Viracopos. “O Quércia é polêmico e não é unanimidade na cidade. Além disso, ele não é campineiro, nasceu em Pedregulho. Não sou a favor de mudança nenhuma, mas, se for para trocar o nome, acho mais coerente o aeroporto se chamar Maestro Carlos Gomes”, disse a professora, que é sobrinha tataraneta do músico e compositor campineiro.
A mobilização para barrar o projeto começou em 2011, logo depois de ele ser protocolado no Congresso. A professora colocou em um endereço na internet a petição para recolher assinaturas. Além disso, passou dias em vários pontos do Centro de Campinas para buscar apoio ao abaixo-assinado. “Eu e voluntários montamos uma tenda no Largo do Rosário pedindo assinaturas. Tivemos um apoio muito bom da população”, contou. No entanto, Denise acredita que o abaixo-assinado só terá algum peso se for apoiado pela Câmara campineira.
A presidência da Câmara informou, por assessoria de imprensa, que não pode interferir no percurso do projeto no Congresso. Ainda de acordo com assessoria, no dia 8 de fevereiro de 2010 a Casa apresentou uma moção ao então ministro da Defesa Nelson Jobim para que o nome de Viracopos fosse mudado para Aeroporto Internacional Carlos Gomes. O documento, no entanto, foi rejeitado pelo governo federal, que informou que compete apenas aos deputados federais a mudança de nomes de aeródromos.
O vereador Thiago Ferrari (PTB) afirmou que para barrar o projeto no Congresso, é necessário que seja sugerido outro nome. “Fica mais fácil se outro deputado federal entrar com outro projeto de lei. Acredito que Aeroporto Internacional Maestro Carlos Gomes seria um nome mais adequado. É uma forma de valorizar a cultura daqui”, disse. Segundo Ferrari, a Câmara não possui instrumentos legais para paralisar o projeto. “É necessário vontade política.”
Já a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, responsável pela direção do terminal, informou que, por enquanto, não irá se pronunciar sobre o assunto.

Homenagem

Marquezelli disse ao Correio que a homenagem a Quércia é justa porque ele promoveu diversas melhorias no aeroporto. Para o deputado, o político projetou Campinas no cenário econômico internacional. “Na década de 1970, quando era prefeito da cidade, ele conseguiu verbas para reformar todo o aeroporto. Além disso, Quércia trabalhou a vida inteira por Campinas”, explicou. Marquezelli disse que o texto deve passar com tranquilidade pela Comissão de Constituição e Justiça. Ele espera ter a lei sancionada até 2013.

OBS:1-  COMO SE O POVO NÃO TIVESSE MEMÓRIA, O RAPOSÃO MARQUEZELLI AFIRMA QUE QUÉRCIA TRABALHOU A VIDA INTEIRA POR CAMPINAS. QUÉRCIA TRABALHOU A VIDA INTEIRA PELO ENRIQUECIMENTO PESSOAL E DE SUA FAMÍLIA. BASTA CITAR SUA FAZENDA EM PEDREGULHO, CERCADA COM MOIRÕES DE TRILHOS QUE ELE LEVOU DAQUI, DE CAMPINAS.

OBS:2- QUANTO AO MAESTRO CARLOS GOMES, A CIDADE NÃO DEU VALOR À SUA ARTE, POIS PARA VIVER COM DIGNIDADE, TEVE QUE IR TRABALHAR FORA DA CIDADE E DO PAÍS E NO FIM DE SUA CARREIRA, PARA PODE VIVER COM DIGNIDADE, POIS ENFRENTAVA DIFICULDADES FINANCEIRAS, FOI TRABALHAR EM BELÉM DO PARÁ.

OBS:3- O CORRETO NESSE CASO, É DEIXAR ESSES FIGURÕES DE LADO E MANTER O NOME, JÁ CONHECIDO INTERNACIONALMENTE COMO VIRACOPOS.







Nenhum comentário:

Postar um comentário