quarta-feira, 8 de maio de 2013

EXCELENTE MINISTRA, PODERÁ SE TORNAR EXCELENTE GOVERNADORA DO PARANÁ

08/05/2013-12h39

Pré-candidata, chefe da Casa Civil terá encontro oficial com prefeitos do PR

Ministra Gleisi HoffmannPublicidade
ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA
Guilherme Pupo/Folhapress
Ministra Gleisi Hoffmann
Provável candidata ao governo do Paraná em 2014, a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) participará na semana que vem de um evento do governo federal no qual terá a oportunidade de conversar, apresentar propostas e ouvir demandas de todos os prefeitos do Estado.
O Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas, na próxima sexta-feira (17), em Curitiba, é uma iniciativa do Palácio do Planalto para "fortalecer a relação com os municípios e facilitar o acesso dos prefeitos a financiamentos federais".
Ministra diz que processo de demarcações de terras indígenas tem falhas
Casa Civil pede suspensão de demarcação de terras indígenas no PR
Sete Estados já realizaram os seus encontros, e o objetivo é que todos os outros sediem o mesmo evento. Além de Gleisi, estarão os também paranaenses Paulo Bernardo (Comunicações) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), além de outros cinco ministros, segundo informações da AMP (Associação de Municípios do Paraná).
A ministra da Casa Civil é o principal nome do PT para disputar o governo do Paraná em 2014, contra o governador Beto Richa (PSDB), que vem percorrendo o interior do Estado e anunciou no mês passado um programa de repasses a fundo perdido para os municípios.

PRAXE E INTERESSE

Segundo a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, que organiza o encontro, os ministros participantes são selecionados com base nas sugestões das bancadas estaduais no Congresso e na agenda de cada um.
A pasta diz que é "praxe" que os ministros estejam nas reuniões de seus Estados de origem, já que eles têm interesse em estarem presentes.
A Casa Civil, por meio de sua assessoria de imprensa, reforçou que Gleisi também é senadora eleita pelo Paraná e "tem um compromisso de acompanhar os acontecimentos paranaenses e dar uma satisfação a respeito do seu trabalho, bem como das ações de governo".
Para a pasta, é "natural" que os ministros acompanhem eventos em seus Estados. "Não vai faltar gente para falar que isso tem viés político, mas não é esse o objetivo", diz o presidente da AMP, Luiz Lázaro Sorvos (PDT), prefeito de Nova Olímpia. "O objetivo maior do prefeito é buscar recursos para atender aos anseios da comunidade."

ORIENTAÇÃO

Este é o primeiro ano em que o encontro com prefeitos é realizado nos Estados, por sugestão da presidente Dilma Rousseff. Tradicionalmente, os novos gestores municipais participam apenas de um encontro no início do ano, em Brasília.
Além dos ministros, técnicos das principais pastas do governo federal vão aos encontros para orientar os prefeitos a apresentarem convênios, parcerias ou financiamentos. Também há oficinas de capacitação técnica e atendimento individual aos gestores.
Para Sorvos, o encontro é de "extrema importância" para os municípios. "Muitas vezes, o prefeito deixa de ter acesso a programas do governo federal por falta de informação", declara.

OBS: A MINISTRA GLEISI HOFFMANN, COMEÇAVA A BRILHAR NO SANADO, QUANDO FOI CHAMADA A SERVIR NO CASA CIVIL DA PRESIDENTE DILMA. AGORA EXISTE A POSSIBILIDADE DE GLEISI SAIR CANDIDATA AO GOVERNO DO PARANÁ, COM MUITA CHANCE DE SE ELEGER GOVERNADORA. POR SUA CARACTERÍSTICA PESSOAL, GLEISI CERTAMENTE FARÁ UM ÓTIMO GOVERNO, CASO SEJA ELEITA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário