quinta-feira, 9 de maio de 2013

ESTÁ CORRETO O MINISTRO GUIDO MANTEGA

Geração de emprego é ‘tão ou mais importante do que o PIB’, diz Mantega

O ministro da Fazenda destacou que, no Brasil, não houve crise para a maioria da população e que o País enfrenta a crise com forte estímulo à economia e manutenção do emprego

09 de maio de 2013 | 9h 53
 
Adriana Fernandes e Ricardo Della Coletta, da Agência Estado

BRASÍLIA - A geração de empregos formais no País é tão ou mais importante do que o Produto Interno Bruto (PIB). A afirmação é do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que, nesta quinta-feira, 9, faz uma apresentação fechada a parlamentares da bancada do PT na Câmara. Embora a apresentação seja realizada a portas fechadas, é possível ver, por meio de uma porta de vidro, os destaques do ministro.
Além do emprego, foi possível ver que Mantega citou a crise internacional, dizendo que não houve crise para a maioria da população e que o País enfrenta a crise com forte estímulo à economia e com a manutenção do emprego. Que os fundamentos do Brasil são sólidos, há solidez fiscal e a inflação está sob controle.

Também foi possível perceber que o ministro, em uma das tabelas apresentadas aos convidados, destacou os juros, o câmbio, tributos e os investimentos em infraestrutura. E que a "transição demora para surtir efeito".

Mantega também destacou a previsão de crescimento para a produção agrícola, com alta de 16% em valor e que a a economia brasileira irá se recuperar em 2013. Consta ainda em sua apresentação que o investimento voltou a crescer e que em 2013 e 2014 o Brasil toma trajetória de crescimento de longo prazo.

Juros.
Os juros futuros abriram a sessão sem direção definida, após volatilidade da véspera, mas logo passaram a subir em quase todos os contratos com discurso do ministro da Fazenda. O mercado entende que seria necessário desaquecer o mercado de trabalho para controlar a inflação, mas o governo resiste à ideia.
Às 9h28, o contrato para janeiro de 2014 operava a 7,88%, de 7,86% no ajuste de ontem. O DI para janeiro de 2015 subia para 8,23%, na máxima, de 8,19% na sessão anterior. Apenas os contratos mais curtos cediam. O DI para julho de 2013 era negociado a 7,42%, de 7,43% ontem, mas apenas um negócio foi registrado.

 OBS: HOJE 9/5/2013, A TEBELA DE ACOMPANHAMENTO "RISCO PAÍS" DO BRASIL FECHOU O DIA NA MARCA DE 160 PONTOS. EXCELENTE MARCA PARA ESSE PERÍODO DE TURBULÊNCIA COM AS ECONOMIAS DESENVOLVIDAS. SE O MUNDO PASSA POR UMA SITUAÇÃO ATÍPICA EM TERMOS DE INTERCÂMBIO COMERCIAL, O BRASIL ESTÁ JUNTO. NÃO PODEMOS COMPARAR COM OUTRAS ECONOMIAS, COMO A CHINA E A ÍNDIA. CADA PAÍS AGE SOB ESTRATÉGIAS, QUE SÃO ACOMPANHADAS DIARIAMENTE PELOS TÉCNICOS DO GOVERNO,  DOS BANCOS, DO EMPRESARIADO. EM CERTAS OCASIÕES, COMO AGORA, NOSSO EMPRESARIADO "CHORA", PARA TENTAR LEVAR MAIS ALGUMA VANTAGEM. DILMA E MANTEGA OS CONHECEM MUITO BEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário