quinta-feira, 17 de outubro de 2013

BRASIL DESENVOLVE TÉCNICAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, EM PARCERIA COM A NORUEGA. ESSE PAÍS É UMA REFERÊNCIA MUNDIAL NA QUESTÃO AMBIENTAL.

Meio Ambiente e Desenvolvimento

Brasil usa tecnologia da Noruega em projetos de gerenciamento costeiro. Dois países já desenvolvem ações conjuntas na Amazônia e na redução da emissão de gases O litoral do país ganhou um aliado no desenvolvimento de medidas de proteção. Os governos do Brasil e da Noruega trabalharão juntos para desenvolver ações de gerenciamento costeiro em território nacional. As experiências e políticas realizadas por ambos estão sendo discutidas entre esta terça (15) e quarta-feira (16/10), em Brasília, por representantes das duas nações no Workshop sobre Gestão Marinha Integrada. A medida representa o fortalecimento da cooperação internacional entre os governos dos dois países. Ambos trabalham juntos há dois anos, com foco no combate ao desmatamento da Floresta Amazônica e em ações de redução das emissões de gás carbônico na atmosfera. O objetivo é estender os esforços para o estabelecimento de políticas em outras áreas de relevância ambiental.

INTERESSES COMUNS
A experiência norueguesa no Mar do Norte, situado entre o país e a Dinamarca, servirá para complementar as políticas já em curso criadas pelo governo federal para a costa brasileira. “É o início de um trabalho para percorrer temas de interesses comuns”, declarou o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ney Maranhão (foto). O planejamento da ocupação territorial, o monitoramento de espécies marinhas e a documentação de origem do pescado estão entre os pontos que serão trabalhados. “Os assuntos do mar têm grande prioridade para os ministérios do Meio Ambiente dos dois países”, destacou o assessor internacional do MMA, ministro Fernando Coimbra. “Essa é uma área extremamente dinâmica que vem avançando como deve.”A intenção da Noruega é estreitar os laços com o Brasil na área ambiental. O diretor-adjunto do Ministério do Meio Ambiente norueguês, Per Schive, afirmou que ambos têm experiências significativas para trocar. “Temos muito que aprender um com o outro”, ressaltou. “A cooperação começou, há dois anos, com outro foco e, agora, vamos nos aprofundar nas questões marinhas. O intuito é expandir o trabalho para outros campos.
Fonte: Ascom MMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário