quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TÚNEL DE ISTAMBUL

Turquia inaugura túnel ferroviário submarino ligando Europa e Ásia

  • Projeto foi proposto por sultão otomano há 150 anos
 
ASSOCIATED PRESS (Email · Facebook · Twitter)
Publicado:
 
Trem Marmaray ligará Europa a Ásia em túnel de 13,6 quilômetros Foto: MURAD SEZER / REUTERS
Trem Marmaray ligará Europa a Ásia em túnel de 13,6 quilômetrosMURAD SEZER / REUTERS

ISTAMBUL - A Turquia inaugurou um túnel ferroviário submarino ligando Europa e Ásia e os dois lados de Istambul, concluindo um projeto proposto por um sultão otomano há cerca de 150 anos. O Túnel Marmaray corre sob o Estreito de Bósforo, que liga o Mar Negro ao Mar de Marmara e divide Istambul entre Ásia e Europa.
O túnel tem 13,6 quilômetros de comprimento, inclusive uma área submersa de 1,4 quilômetro. A parte submersa do túnel não foi escavada, mas mergulhada, em partes no fundo mar.
É uma das obras de infraestrutura do premier Recep Tayip Erdogan, que ao mesmo tempo que ajudou a economia também provocou reações e protestos. Iniciado em 2005, o túnel devia ser completado em quatro anos. Mas o projeto foi atrasado por importantes descobertas arqueológicas, incluindo um portal bizantino do século IV.
As autoridades estimam que mais de 1,5 milhão de passageiros por dia usarão o túnel, aliviando os congestionamentos na capital turca, especialmente nas duas pontes que ligam os dois lados da cidade. Um sonho mais distante é que o túnel venha a se tornar parte de uma nova rota ferroviária entre a Europa e a China.
— Espero que seja um benefício para nossa Istambul, para nosso país, para nossa humanidade inteira — disse Erdogan na cerimônia de abertura.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/turquia-inaugura-tunel-ferroviario-submarino-ligando-europa-asia-10595457#ixzz2jIw0HXcX
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário