terça-feira, 22 de outubro de 2013

LEILÃO DE LIBRA JÁ ESTÁ ENCERRADO. MAS FICA A IMPRESSÃO DA EXTRAORDINÁRIA SEMELHANÇA COM O LEILÃO DA "VALE", NO TEMPOS DE FHC. AS SEMELHANÇAS SÃO MUITO GRANDES; CONVÉM RECORDAR QUE A "VALE" ERA A MAOR RESERVA DE MINÉRIO DE FERRO A CEU ABERTO DO MUNDO, COM CÁLCULOS MOSTRANDO QUE HAVIA ALI, 500 ANOS DE PRODUÇÃO AOS NÍVEIS DA ÉPOCA.

'Tesouro por pechincha', diz revista alemã sobre leilão do pré-sal

Já para 'Wall Street Journal', ao leiloar concessão do campo de Libra, país deu um salto para o patamar das 'grandes nações de petróleo'

BBC | - Atualizada às
 
BBC
Agência Brasil
Consórcio vencedor do leilão do campo de Libra, no pré-sal, são apresentados ao público. Consórcio é formado por Petrobras, as chinesas CNOOC, CNPC, Total e Shell

O leilão da concessão do campo de Libra recebeu ampla cobertura na imprensa internacional, com visões elogiosas e outras críticas ao resultado.
A revista alemã Der Spiegel diz que o Brasil leiloou um "tesouro por uma pechincha". Já o Wall Stret Journal diz que o país deu um passo rumo ao patamar das grandes nações produtoras de petróleo.
Libra foi leiloado para um consórcio formado por Petrobras, Shell, Total e as chinesas CNPC e CNOOC.
Em um artigo publicado no seu site, a revista afirma que para extrair o petróleo da camada pré-sal haverá riscos ambientais "enormes" para o mar, fauna e praias "em uma das mais bonitas e populosas regiões litorâneas do Brasil", mas que "a ganância por recursos naturais" foi maior.
 
ESSE LEILÃO ACONTECEU ONTEM. MAS A HISTÓRIA É IMPLACÁVEL COM OS ENVOLVIDOS NOS GRANDES NEGÓCIOS, ENVOLVENDO RECURSOS NATURAIS DO PAÍS. ASSIM COMO SABEMOS DO PESSÍMO NEGÓCIO NA VENDA DA "VALE", EM QUE A PRINCIPAL FIGURA ERA O PRESIDENTE FHC, DAQUI A 15 ANOS ESTARÁ EM JULGAMENTO NA HISTÓRIA DO PAÍS, A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF. O PETRÓLEO EXISTENTE NO FUNDO DO OCEANO É FINITO. ALÉM DISSO HAVERÁ ENORME RISCO DE ACIDENTES, POIS TODO ESSA PARAFERNÁLIA TÉCNICA SERÁ MANUSEADA POR SERES HUMANOS, PASSÍVEIS DE ERROS OU FALHAS TÉCNICAS.






Veja imagens do protesto que aconteceu durante o leilão de Libra, no Rio:
Manifestantes viraram um carro de reportagem da Rede Record durante protesto contra o leilão de Libra, no Rio de Janeiro. Foto: Futura PressManifestantes se reuniram na Praça do O, na Barra da Tijuca, para protestar contra a 1ª rodada de licitação do pré-sal. Foto: Agência BrasilManifestantes foram feridos por balas de borracha e bombas de gás em conflito com a Força Nacional de Segurança em protesto contra o leilão de Libra. Foto: ReutersManifestantes foram feridos por balas de borracha e bombas de gás em conflito com a Força Nacional de Segurança em protesto contra o leilão de Libra. Foto: ReutersManifestantes se reuniram na Praça do O, na Barra da Tijuca, para protestar contra a 1ª rodada de licitação do pré-sal. Foto: Agência BrasilManifestantes se reuniram na Praça do O, na Barra da Tijuca, para protestar contra a 1ª rodada de licitação do pré-sal. Foto: Agência BrasilManifestantes se reuniram na Praça do O, na Barra da Tijuca, para protestar contra a 1ª rodada de licitação do pré-sal. Foto: Agência BrasilConflito começou quando os manifestantes derrubaram as barreiras colocadas pela Força Nacional de Segurança para proteger o Hotel Windsor, onde ocorre o leilão de Libra. Foto: ReutersConflito começou quando os manifestantes derrubaram as barreiras colocadas pela Força Nacional de Segurança para proteger o Hotel Windsor, onde ocorre o leilão de Libra. Foto: ReutersManifestantes foram feridos por balas de borracha e bombas de gás em conflito com a Força Nacional de Segurança em protesto contra o leilão de Libra. Foto: ReutersManifestantes entraram em conflito com a Força Nacional de Segurança em protesto contra contra a primeira rodada de licitação do pré-sal. Foto: ReutersManifestantes entraram em conflito com a Força Nacional de Segurança em protesto contra contra a primeira rodada de licitação do pré-sal. Foto: ReutersSoldados da Força de Segurança Nacional bloqueiam as proximidades do Hotel Windsor, na Barra da Tijuca. Foto: ReutersNavio de patrulha da Marinha está ancorado na praia da Barra da Tijuca, próximo ao Hotel Windsor, onde acontece o leilão de Libra. Foto: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário