quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PARA ACALMAR O BRASIL, BASTA QUE ESSES PAÍSES PAREM DE FAZER ESPIONAGEM. O 1º MINISTRO CANADENSE STEPHEN HARPER PRECISA ENQUADRAR SUA AGÊNCIA DE ESPIONAGEM. O BRASIL NÃO É MAIS QUINTAL DOS PAÍSES, QUE PENSAM QUE MANDAM NO MUNDO.

Canadá tenta acalmar Brasil após escândalo de espionagem

Primeiro-ministro rompe o silêncio e se diz preocupado com as atividades do Centro da Segurança e das Telecomunicações canadense

AFP
000_Hkg9068837.jpg
O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, tentou nesta terça-feira acalmar a revolta brasileira com as suspeitas de espionagem contra Ottawa, rompendo o silêncio do governo canadense a respeito do assunto.
A informação sobre as atividades do Centro da Segurança das Telecomunicações do Canadá (CSTC) "me preocupa muito", declarou Harper durante a cúpula Ásia-Pacífico, realizada na ilha indonésia de Bali.
Na segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff condenou as práticas de espionagem de Estados Unidos e Canadá, depois de revelações da Rede Globo sobre casos de espionagem das comunicações do Ministério das Minas e Energia.
"A denúncia de que o Ministério da Energia foi alvo de espionagem confirma as razões econômicas e estratégicas por trás desses fatos", afirmou a presidente na segunda-feira, considerando que é "urgente que os Estados Unidos e seus aliados encerrem suas ações de espionagem de uma vez por todas".
De Bali, o chefe do governo canadense se manifestou um dia depois de o Ministério da Defesa - do qual o CSTC depende - ter respondido à imprensa com um lacônico "não comentamos as atividades de coleta de dados no exterior".
Harper afirmou que não estava em condições de "fazer comentários sobre as operações das agências de segurança nacional" e que se referia à existência de "um comissário responsável por vigiar essas atividades e por garantir que respeitassem as leis do Parlamento canadense".
O maior investidor estrangeiro na mineração brasileira
O Canadá tem grandes interesses no Brasil, em especial no setor de mineração, declarou nesta semana o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para quem o conflito bilateral é grave.
O Canadá é o primeiro investidor estrangeiro no setor minerador brasileiro, no qual atuam 40 empresas do país norte-americano, como as produtoras de ouro Kinross e Yamana Gold.
Em 2012, os investimentos das empresas canadenses nesta área superaram 2 bilhões de dólares, 19% do total de investimentos em mineração no país. No sentido inverso, a mineradora Vale tem atuação no Canadá, onde adquiriu em 2006 a empresa Inco, segunda maior produtora de níquel do mundo, graças as suas minas no norte de Ontário.
Os dois países também compartilham interesses no setor petroleiro e aeronáutico, onde operam a canadense Bombardier e a brasileira Embraer.
O Brasil investiu cerca de 15,4 bilhões de dólares no Canadá no ano passado, enquanto Ottawa investiu 9,5 bilhões de dólares no Brasil no mesmo período.
Segundo a Rede Globo, o programa de espionagem canadense, chamado de Olympia, permitia vigiar as comunicações do ministério brasileiro para verificar os contatos do país com "outros órgãos, dentro e fora do Brasil, além da Petrobras".
As suspeitas de espionagem estão baseadas em documentos dos serviços de inteligência canadenses revelados pelo ex-analista da inteligência americana Edward Snowden, que trabalhava para a Agência de Segurança Nacional de seu país e que se encontra atualmente refugiado na Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário