domingo, 28 de novembro de 2010

APÓS VITÓRIA NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL PT ANALISA PRÓXIMOS PASSOS

Notícias
Institucional
28/11/2010

PT deve liderar processo de transformação e aprofundar debate político ideológico

O PT terá papel central no aprofundamento do projeto de país iniciado no governo Lula e que continua a partir de 2011, com a presidente eleita Dilma Rousseff. Essa foi uma das principais conclusões do 2º Seminário Nacional da chapa O Partido que Muda o Brasil (PMB), encerrado neste sábado (27) em Guarulhos, São Paulo.

Entre as tarefas que cabem ao PT, na avaliação dos participantes, estão o combate à onda conservadora desencadeada pela direita durante a campanha eleitoral; a ampliação do debate ideológico junto à sociedade; a formulação de políticas que garantam a continuidade do crescimento com distribuição de renda; a elaboração de um sistema tributário mais justo e eficiente; a articulação de uma reforma que fortaleça os partidos, reduza o financiamento privado e ponha fim à judicialização da política; a realização de programas que atendam às necessidades das novas classes médias; e atenção especial para áreas como saúde, educação, segurança pública e

Juventude.

Mais de 200 dirigentes nacionais, parlamentares e governantes petistas participaram do evento, que também contou com a presença de integrantes de outras correntes partidárias, como a Democracia Socialista, a Articulação de Esquerda e o Movimento PT.

O seminário começou na sexta-feira (26), com uma mesa de Conjuntura Política formada por José Eduardo Dutra, presidente nacional do PT; Carlos Árabe, secretário nacional de Formação Política; e Iole Ilíada, integrante do Diretório Nacional.

Na mesa seguinte, sobre Conjuntura Econômica Nacional e Internacional, falaram Márcio Pochmann, presidente do IPEA; Nelson Barbosa Filho, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda; e Ricardo Berzoini, deputado federal.

No sábado (27) de manhã, os participantes assistiram a uma palestra da professora Tânia Bacelar, que fez uma explanação sobre Desenvolvimento Regional, mostrando com o conjunto de políticas públicas do governo Lula vem provocando mudanças sociais, econômicas e demográficas no mapa do Brasil.

Ela reuniu vários estudos, dados e gráficos que apontam, pela primeira vez na História do Brasil, para um maior equilíbrio entre as condições que permitam o desenvolvimento das cinco regiões do país.

Por fim, uma última mesa discutiu as Perspectivas Eleitorais para 2012.
O seminário dará origem a uma publicação com a transcrição das intervenções de todos os debatedores.

OBS: HOJE O BRASIL JÁ TEM UM PESO MAIOR NOS EMBATES INTERNACINAIS. SOMOS A 8ª ECONOMIA MUNDIAL, AUTO SUFICIENTES EM PETRÓLEO, COM INDÚSTRIA NAVAL FUNCIONANDO. OS ESTRATEGISTAS DO PARTIDO ESTÃO ESTUDANDO A NOVA CONDIÇÃO DE "BRASIL POTÊNCIA", QUE ESTÁ EMERGINDO NESSE MUNDO CONTURBADO, COM ESTADOS UNIDOS, IRLANDA, INGLATERRA, ESPANHA, PORTUGAL, BALANÇANDO EM CRISE. E NA EUROPA ALEMANHA E FRANÇA NÃO AGUENTAM CARREGAR OS PAÍSES EM CRISE, E A COISA PODE SE COMPLICAR DE NOVO. ENQUANTO ISSO O BRASIL, FECHA NOVEMBRO COM CRESCIMENTO DE 7,5%. PARA NÓS, MARAVILHA. MAS TEREMOS TAMBÉM NOSSOS PROBLEMAS, POIS NOSSAS EXPORTAÇÕES PRECISAM DE COMPRADORES E TEREMOS QUE PROCURÁ-LOS. NOSSO PARTIDO JÁ TEM GRANDES NOMES E DILMA ESTÁ MONTANDO ÓTIMA EQUIPE, PELO MENOS ATÉ AQUI, ONDE FORAM DEFINIDOS OS NOMES QUE FORMARÃO O NÚCLEO DURO DO GOVERNO. AGORA COMEÇAM A SER DEFINIDOS OS MINISTÉRIOS ONDE HAVERÁ ACORDOS COM A ÁREA POLÍTICA. AFINAL, SERÃO 11 PARTIDOS ALIADOS. E DILMA JÁ SINALIZOU QUE BUSCARÁ TRABALHAR COM AUSTERIDADE. QUEM FOR MINISTRO/A, QUE TENHA AS BARBAS DE MOLHO.SE BOBEAR, DANÇA. E TEM QUE SER POR AÍ MESMO. DILMA JOGA PESADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário