quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O MAIOR NOME DO BOX BRASILEIRO EM TODOS OS TEMPOS.

A lenda do Galo de ouro completa 50 anos

Eder Jofre venceu o mexicano Eloy Sanchez, por nocaute, no 6º assalto, em Los Angeles e ficou campeão por 5 anos. Nunca mais houve um peso-galo melhor

18 de novembro de 2010
Wilson Baldini Jr. - O Estado de S.Paulo

Dezoito de novembro de 1960. Há meio século nascia a lenda do "Galo de Ouro". No ringue do Auditório Olímpico, em Los Angeles, diante de 6,5 mil espectadores que proporcionaram arrecadação de US$ 40.010, Eder Jofre bateu o mexicano Eloy Sanchez por nocaute no sexto round e ficou com o cinturão dos galos da National Boxing Association (NBA). O título, o primeiro conquistado pelo boxe brasileiro, estava vago, pois o também mexicano Joe Becerra, o campeão anterior, havia se aposentado.

Eder Jofre fez parte da época de ouro do boxe brasileiro

Eder Jofre foi para a disputa com uma confiança inabalável, após o triunfo diante de Joe Medel exatos três meses antes. "Depois daquela vitória eu sabia que não havia ninguém para me vencer", disse o brasileiro, referindo-se ao duríssimo duelo, no qual venceu por nocaute no décimo assalto, depois de sofrer forte castigo no round anterior.

No combate diante de Eloy Sanchez, Eder teve total domínio, apesar da maioria de mexicanos na plateia. Depois de um primeiro assalto de estudos, a troca de golpes ficou mais acentuada no segundo, mas foi no quinto que Eder mostrou sua força ao derrubar o mexicano, que ficou na lona até a contagem de oito.

O sexto assalto foi eletrizante. Sabedor de que sua defesa não suportaria o ataque insistente do brasileiro, Eloy Sanchez foi para a luta franca e chegou a arrancar o protetor de boca de Eder. Mas o brasileiro esbanjava preparo físico e, com um cruzado de direita espetacular, colocou o mexicano no chão para não mais levantar. "Esperei o juiz contar até oito, mas minhas pernas não me aguentavam", disse Eloy Sanchez, que rasgou elogios ao rival. "Não há ninguém que possa derrubar Eder Jofre. Eu nunca havia ido a knockdown (sofrida uma queda) em minha carreira. A direita de Eder é a melhor que já vi."

OBS: EDER JOFRE VEM DE UMA FAMÍLIA DE LUTADORES. SEU TREINADOR ERA SEU PAI, KID JOFRE. FOI O MAIOR LUTADOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS. ESSES FATOS FAZEM PARTE DA HISTÓRIA ESPORTIVA DO BRASIL. A DÉCADA DE 60 FOI DE OURO PARA O BRASIL, EM VÁRIAS CATEGORIAS, COMO FUTEBOL, BASQUETE, NATAÇÃO, ATLETISMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário