sexta-feira, 5 de novembro de 2010

NOSSO GOVERNO DURANTE A CRISE, FOI NA CONTRA-MÃO DOS ESPECIALÍSTAS...

Economia
05/11/2010

Brasil pode se tornar quarto maior mercado mundial em vendas de automóveis
As vendas de veículos novos continuam batendo recorde no país, mesmo sete meses após o fim da redução de IPI para automóveis. A expectativa é que neste ano o Brasil se torne o quarto maior mercado em vendas no mundo, ultrapassando a Alemanha.

Os números da federação das concessionárias apontam um crescimento de 8,0% nos licenciamentos de janeiro a outubro, no confronto com o mesmo período em 2009. Com isso, as vendas somam 2,8 milhões de unidades nesse intervalo, uma marca inédita para o setor.

Considerando apenas outubro, mais de 300 mil veículos foram emplacadas. Nesta conta entram automóveis, comerciais leves como picaps e vans, ônibus e caminhões, alcançando também novo patamar para o mês, apesar de uma leve redução em relação a setembro, que teve um dia útil a mais.

Em termos de produção, o Brasil ocupa a sexta posição. O avanço das vendas reflete o crescimento da economia nacional, mas tem também um lado negativo sublinhado pelos ambientalistas. Significa mais automóveis em circulação nos centros urbanos. Podemos também esperar a piora do trânsito e da poluição, inclusive sonora.

Muitos economistas duvidam da sustentabilidade do crescimento ininterrupto da produção e das vendas na indústria automobilística. Imaginem se a China, com 1,3 bilhão de habitantes, reproduzir o padrão de consumo per capita de carros verificado nos Estados Unidos?

OBS: NOSSO MERCADO CONTINUA AQUECIDO, ENQUANTO OS ESTADOS UNIDOS E EUROPA, AINDA SENTEM OS EFEITOS DA CRISE DE 2008/2009. SINAL DE QUE A ESTRATÉGIA DE NOSSO GOVERNO, COM LULA À FRENTE ESTAVA CORRETÍSSIMA.

MIRANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário