terça-feira, 2 de novembro de 2010

O "PAÍS DO FUTURO", AGORA É DO PRESENTE.

Por BBC, BBC Brasil, Atualizado: 2/11/2010

JORNAL FINANCIAL TIMES EMITE SEUS COMENTÁRIOS

País diferente

Também em editorial, o diário econômico britânico Financial Times adota linha parecida ao afirmar que os próximos quatro anos "serão mais difíceis" para Dilma do que foram os primeiros anos de Lula.

Para o jornal, apesar de "continuidade ser a palavra da hora no Brasil", Dilma e Lula são pessoas com personalidades muito diferentes, o que deve deixar o país também diferente sob o novo comando. "Seria uma coisa ruim se não fosse diferente", diz o editorial.

Para o FT, o carisma de Lula e "sua capacidade para praguejar contra algo de manhã e elogiar à tarde" permitiram a ele superar obstáculos como os escândalos de corrupção durante seu governo.

O jornal avalia que Dilma poderá ter dificuldades para manter coesa sua coalizão, "a não ser que Lula mexa seus pauzinhos nos bastidores, o que poderá trazer seus próprios problemas".

O editorial adverte ainda sobre os perigos da frágil recuperação econômica mundial, do aumento dos gastos públicos e dos juros altos, que ajudam a inflar o fluxo de divisas para o país, num momento em que as autoridades brasileiras se dizem preocupadas com a "guerra cambial".

O diário comenta ainda que Dilma terá também mais dificuldades do que Lula em sua política externa. "Uma coisa é Lula abraçar o presidente do Irã em nome da 'paz e do amor'. Outra coisa seria a 'dura' Dilma tentar o mesmo e sair incólume", diz o jornal.

Para o FT, "o Brasil sem Lula pode ser tornar mais turbulento e menos popular". "Mas isso também poderia mostrar que o país está se tornando mais aberto, democrático e maduro.


OBS: CREIO QUE A PARTE MAIS DIFÌCIL FOI REALIZADA POR LULA; TEVE QUE CONTER UMA INFLAÇÃO QUE COMEÇAVA A FUGIR DO CONTROLE EM JANEEIRO DE 2003, O RISCO PAÍS ESTAVA NAS NUVENS - 2.560 PONTOS E AGORA ESTÁ EM 178 PONTOS. LULA TEVE QUE FAZER UMA OBRA DE ENGENHARIA POLÌTICA PARA MONTAR SEU 1ºGABINETE. HOJE DILMA CONHECE UMA PENCA DE EXCELENTES CANDIDATOS A MINISTROS. E CONTARÁ COM DIVERSOS COMPANHEIROS DA EQUIPE DE LULA, COM QUEM CONVIVEU OS MAUS E OS BONS MOMENTOS DESSE GRANDE GOVERNO QUE SE ENCERRA A 31/12/2010. O TORNEIRO MECÃNICO AINDA PRODUZIRÁ OUTROS FRUTOS.
Miranda, secret. de finanças

Nenhum comentário:

Postar um comentário