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domingo, 14 de agosto de 2011
SONHO ANTIGO, A LIGAÇÃO SANTOS A GUARUJÁ IRÁ FACILITAR A EXPANSÃO URBANA NA BAIXADA.
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Túnel vai ligar Santos ao Guarujá em dois minutos
Prometida há 5 décadas, obra deve começar em janeiro e durar 4 anos; estimativa é que 15 mil veículos usem travessia diariamente
12 de agosto de 2011
Renato Machado - O Estado de S.Paulo
Após meio século de promessas, projetos e idas e vindas, ontem foi a vez de a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) anunciar nova ligação para veículos entre Santos e Guarujá, no litoral sul. O projeto, adiantado pelo Estado há dois meses, prevê um túnel de 900metros de extensão para o primeiro semestre de 2016.
A proposta orçada em R$ 1,3 bilhão foi batizada de Prestes Maia em homenagem ao urbanista que idealizou a primeira ligação seca, em 1947. Desde aquela época, foram projetados túneis, pontes comuns e até uma estaiada (que chegou a ter maquete inaugurada em 2010 pelo governador José Serra).
O governo pretende lançar até janeiro a licitação para o projeto executivo, que será elaborado em até 12 meses. Nesse tempo, a administração pretende definir o modelo que viabilizará economicamente o túnel. Estão sendo estudados uma Parceria Público-privada (PPP) e um modelo no qual o governo constrói e depois faz a concessão para a iniciativa privada. Como o Estado adiantou, o governo optou por um túnel "pré-moldado", tecnologia ainda inédita no Brasil.
Todas as armações serão construídas na superfície e, depois, assentadas a 40 metros de profundidade. A travessia ficará na altura dos bairros de Outeirinhos (Santos) e Vicente de Carvalho (Guarujá).
Escadas rolantes. A previsão é de que 15 mil veículos utilizem o futuro túnel. O projeto prevê escadas rolantes para os pedestres fazerem a travessia e até um estacionamento. Também está definida uma área para passagem do futuro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).
O deslocamento a pé levará de 5 a 8 minutos (de carro, menos de 2 minutos). Atualmente, a travessia é feita por balsas, que levam até 10 minutos, sem contar filas. Após a entrega do túnel, o plano é mantê-las, com intervalo maior.
OBS: UMA REGIÃO COM GARGALO DE TRÁFEGO PERMANENTE, SERÁ ALVO DA ESPECULAÇÃO IMIBILIÁRIA, POIAS GUARUJÁ É REFERÊNCIA TURÍSTICA EM NOSSO LITORAL. DURANTE DÉCADAS SE DISCUTIU UMA OPÇÃO INTELIGENTE PARA ESSE PROBLEMA. SÓ FALTA O GOVERNO DO ESTADO IMPLANTAR PEDÁGIO COM TARIFAS ABUSIVAS, BENEFICIANDO SEUS AMIGOS. A CONFERIR.
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