segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A DINÂMICA NO MUNDO DO TRABALHO. CRESCE O NÚMERO DE MULHERES EM CARGOS DE MANDO, O QUE É MUITO BOM !

Mulheres assumem posições de destaque

iG Paulista - 29/09/2013 - 21h17 |
Juliana Franco | juliana.franco@gazetadepiracicaba.com.br
Há 9 anos, Suely Agostinho é diretoria de Recursos Humanos da CAT
Foto: Divulgação
Há 9 anos, Suely Agostinho é diretoria de Recursos Humanos da CAT
Elas chamam a atenção, muitas vezes incomodam e desempenham funções importantes dentro das instituições onde trabalham. Não é novidade que, há algum tempo, além de serem destaque em um grande número de setores do mercado de trabalho, as mulheres ganharam espaço em funções que antes costumavam ser exercidas apenas pelo "Clube do Bolinha". Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2012, elas ocupavam 24% dos altos cargos no Brasil. Em 2013, a expectativa é que respondam por até 25% destes.

Há 36 anos na empresa, Suely Agostinho assumiu, há nove, a diretoria de Recursos Humanos e de Assuntos Corporativos da Caterpillar (CAT) Brasil. Função ocupada de forma diferente. Ela levou sensibilidade, naturalidade para lidar com a diversidade e facilidade em ser multifuncional. E apesar de ocupar um dos cargos mais importantes na empresa, afirma nunca ter sido vítima de preconceitos. "A Caterpillar estimula a diversidade, a inclusão e um dos nossos valores é o trabalho em equipe. Isto já é um estímulo a ter pessoas diferentes", revela.

"A vida é toda pontuada por questionamentos, interrogações e verdades. E as definições ocorrem na medida em que mostramos nosso trabalho e capacidade. Durante toda a minha trajetória, vi sim pessoas me olharem com incertezas, mas elas sumiram assim que me mostrei competente. Nunca fui vítima de preconceito", acrescenta.
Segundo o levantamento Internacional Business Report 2013, realizado pela consultoria Grant Thornton - o estudo entrevistou altos executivos de 12,5 mil empresas em 44 países - atualmente, as mulheres ocupam 23% de cargos de presidência, vice-presidência e diretorias no Brasil.

"As mulheres têm conquistado espaço importante nas empresas e isto ocorre por conta do talento natural que elas têm. São mais intuitivas, sensitivas, conectadas com o lado emocional das coisas e essas características são valorizadas pelo mercado", explica o professor do Centro de Economia e Administração da PUC Campinas, Valdenir da Silva Pontes. "Quando a mulher reúne estes aspectos, esta visão mais holística do mundo, com a ação, que é tida como algo do homem, ela é um sucesso. E o contrário também. Alcançar espaço na carreira, chegar a uma liderança, a gerência de uma empresa não passa tanto por sexo hoje, embora a quantidade de homens em cargos de chefia ainda seja maior", acrescenta.

O número de mulheres em cargos de CEOs (a sigla em inglês de Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo em português) subiu de 3% para 14% no país, de 2012 a 2013. Destes índices, 27% estão nas diretorias financeiras e outras 27%, nas em vendas, e 21% estão à frente da diretoria de operações. Cerca de 32% delas estão nas diretorias de recursos humanos.

EMPRESAS MASCULINAS
Segundo o professor, geralmente as mulheres têm mais dificuldade em ingressar em funções de chefia devido à estrutura e à cultura masculina, que ainda permeiam nos empreendimento. "Há alguns anos as mulheres estão chegando forte no mercado de trabalho e ocupam cargos que foram moldados para o público masculino. Para mudar um paradigma é preciso tempo e ainda há dificuldade de aceitação da cultura machista instalada nas empresas".
TRAJETÓRIASuely Agostinho, diretoria de Recursos Humanos e de Assuntos Corporativos da Caterpillar Brasil, ingressou na fábrica como secretária bilíngue. Neste período, se graduou em tradução e intérprete e assumiu a vaga de tradutora. Por ser comunicativa, foi transferida para a área de comunicação. Foi então que voltou a faculdade para cursar comunicação social. Por muitos anos ficou no segmento, até ser transferida para a área de assuntos governamentais.

"Sempre gostei de interagir, me relacionar e foi então que nasceu a oportunidade na área de recursos humanos", afirma ela que trabalha de 12 a 14 horas por dia.

Hoje, a Caterpillar possui 7.500 funcionários no Brasil, mais de cinco mil em Piracicaba. Para Suely, existem diferenças entre a condução de mulheres e homens. "A mulher tem facilidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo. Procura caminhos diferentes, analisa e procura dar curvas às decisões. Os homens são mais pragmáticos. Vejo com beleza o fato de atuar com diferentes pessoas, que possuem diferentes percepções", revela.

A diretora trabalha desde os 14 anos. Como o pai tinha problemas de saúde, ela foi arrimo de família. "Sempre contei com a ajuda das pessoas próximas, minha mãe, meu marido e meus filhos. Tenho uma estrutura familiar que compreende que eu tenho uma carreira, que gosto do que faço e que tenho uma vida com dinâmica diferente de quem nunca trabalhou".
Casada e mãe de dois filhos - com 23 e 30 anos - ela também divide o seu tempo com a família. Por meio da sua realização profissional conseguiu proporcionar a sua família melhores condições. "Eu pautei minha vida na ideia de que é necessário fazer o melhor. Se você fizer o que todos fazem, será igual a todo mundo. Quando você é profissional, mãe, mulher, você nunca será 100% em nada, mas é fundamental dar o seu melhor em tudo.

Apego-me a qualidade e este é o conselho que dou aos meus filhos e as pessoas que trabalham comigo", explica ela, que acrescenta: "o que diferencia o profissional é a paixão com que realiza o trabalho. Eu sempre olho o aqui e agora, não olho para cima nem para o lado. Olho o meu e faço o meu melhor. A partir do momento em que você começa a se preocupar com o vizinho, não faz bem o seu trabalho".

Ainda segundo Suely, estudar, se qualificar e muitas vezes mudar de emprego é uma forma de aceitar novos desafios que, muitas vezes vão te preparar para um movimento para cima. "Não olhe com maus olhos uma mudança lateral. O seu sucesso profissional pode estar lá".

Hoje, 10% dos operários da fábrica da Caterpillar são mulheres. Já área administrativa, a cada 10 pessoas, três são do sexo feminino. "O mundo metalúrgico não é muito feminino e eu fico orgulhosa de ver estas mães de família, arrimo de casa, trabalhando dentro deste ambiente e com muita competência", afirma.


0

Nenhum comentário:

Postar um comentário