terça-feira, 24 de setembro de 2013

NOSSO MUNDO PRECISA DE PAZ. OS FALCÕES DOS ESTADOS UNIDOS QUEREM INVADIR A SÍRIA. OS ARGUMENTOS CONTRA AS ARMAS QUÍMICAS SÃO PROCEDENTES, PORÉM DEVEMOS NOS LEMBRAR DOS ATAQUES FEITOS CONTRA O VIETNÃ, ONDE OS ESTADOS UNIDOS USARAM PRODUTOS QUÍMICOS. QUER DIZER QUE ELES PODEM??? A VIOLÊNCIA COM BOMBAS ATÔMICAS NO JAPÃO, TAMBÉM FOI O USO DA QUÍMICA COM VIOLÊNCIA EXTREMA. OS DIRIGENTES PRECISAM ACABAR COM OS ARSENAIS ATÔMICOS. SE QUEREM A PAZ, ACABEM COM AS PRODUÇÕES DE ARMAS.

ONU deve impor proibição de armas químicas na Síria, diz Obama

Líder dos EUA diz que é 'insulto à razão humana' falar que ataque químico não foi realizado pelo regime de Assad

Por iG São Paulo | - Atualizada às
 
O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira (24), durante discurso na 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que a ONU deve impor a proibição de armas químicas através de uma forte resolução no Conselho de Segurança sobre a Síria.
AP
Presidente dos EUA, Barack Obama, faz pronunciamento durante 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York
Os EUA e seus aliados garantem que o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, está por trás de um ataque químico no mês passado que teria deixado centenas de mortos.
"Tem de haver uma resolução forte do Conselho de Segurança para saber se o regime Assad está cumprindo com seus compromissos. Se não pudermos concordar nem nisso, isso mostrará ao mundo que não somos capazes nem de fazer valer o direito mais básico", disse Obama em relação à legislação internacional que proíbe as armas químicas.
Obama também afirmou que seria um "insulto à razão humana" sugerir que outro grupo, que não o regime de Assad, realizou o ataque químico de 21 de agosto nos arredores de Damasco. "Os inspetores da ONU fizeram um relatório de que foguetes lançaram gás sarin em civis e esses foguetes foram lançados a partir de redutos do regime contra locais capturados por rebeldes", reforçou Obama.
Há duas semanas, os EUA e a Rússia, país aliado ao regime sírio, chegaram a um acordo para evitar uma intervenção militar liderada pelos EUA contra a Síria após o ataque com o uso de armas químicas. Segundo o acordo, o regime deve, entre outras medidas, disponibilizar o inventário de seu estoque de armas químicas para sua posterior destruição em meados de 2014.
"Como eu já falei com ( o presidente russo) Vladimir Putin há mais de um ano, e agora mais recentemente em São Petersburgo, a minha preferência sempre foi por uma resolução diplomática do assunto", disse, acrescentando, entretanto, que se não fosse uma ameaça militar significativa por parte dos EUA, o Conselho de Segurança não teria demonstrado inclinação para agir.
Antes do pronunciamento de Obama, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, condenou as denúncias de espionagem dos EUA, afirmando que a interceptação dos dados de outros países é uma "afronta" que viola o direito internacional. O presidente dos EUA não fez menção às denúncias de espionagem em seu discurso.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário