terça-feira, 24 de setembro de 2013

BAN KI-MOON ESTÁ CORRETO. O MUNDO JÁ SABE QUE A VIOLÊNCIA NÃO CONSTRÓI NADA.

Vitória militar na Síria é uma ilusão, diz Ban Ki-moon na Assembleia Geral

O chefe da ONU afirmou que os inspetores estão voltando ao país governado por Bashar Al-Assad

Terra
000_Was7938311.jpg

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta terça-feira, na abertura da 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que a "vitória militar" na Síria é uma "ilusão" e que a única solução para o conflito que já deixou mais de 110 mil mortos é o diálogo político. Pedindo que a comunidade internacional "deixe de estimular o derramamento de sangue", Ban urgiu que ambos os lados sentem à mesa para dar um fim ao "maior desafio para a paz e segurança no mundo" hoje.

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através do trabalho dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, país vizinho e sensível à crise síria, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas para acompanhar o desenrolar de um conflito complexo e com desfecho ainda incerto. Enviado especial para o conflito, Morales passou dias com rebeldes para conhecer sua visão do conflito.

O chefe da ONU também afirmou que os inspetores de armas químicas da organização estão voltando ao país do Oriente Médio. Ban classificou o diálogo entre Rússia, Síria e as potências ocidentais mantido após o uso "hediondo de armas químicas" nos arredores de Damasco no final de agosto como um "momento diplomático, o primeiro sinal de unidade em muito tempo".

Ele também disse que espera a "adoção iminente" de uma resolução do Conselho de Segurança sobre o controle das armas químicas em posse de Damasco, após o compromisso alcançado por Estados Unidos e Rússia. Ban Ki-moon reafirmou ainda a necessidade de punir os responsáveis pelos massacre, possivelmente os levando ao Tribunal Penal Internacional, em Haia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário