sexta-feira, 4 de outubro de 2013

DE QUE ADIANTA CRIAR O DIA DO IDOSO, COMEMORAR O DIA DO IDOSO, SE NÃO LHES DÃO O GANHO DÍGNO QUE TINHAM QUANDO SE APOSENTARAM? NOSSA PRESIDENTE DILMA EM 2010 EM REUNIÃO COM APOSENTADOS, AFIRMOU CONHECER BEM SEUS PROBLEMAS (ESTAVA EM CAMPANHA). COM QUASE TRÊS ANOS DE GOVERNO, ELA NADA FEZ PARA CORRIGIR UMA GRANDE INJUSTIÇA COMETIDA PELO EX-PRESIDENTE LULA. LULA EM SEU PRIMEIRO GOVERNO, ACHOU UMA FÓRMULA MUITO BOA PARA DAR PODER DE COMPRA AO SALÁRIO MÍNIMO, MAS ESQUECEU DOS APOSENTADOS DO INSS. O ARGUMENTO ERA DE QUE O DINHEIRO DO MÍNIMO IRIA PARA O CONSUMO, PARA AJUDAR A VIRAR A RODA DA ECONOMIA. O DINHEIRO DOS APOSENTADOS TAMBÉM VAI PARA O CONSUMO. AGORA OS APOSENTADOS ESTÃO SENDO NIVELADOS POR BAIXO E A CADA ANO, UMA PENCA DE COMPANHEIROS CAI NA FAIXA DO SALÁRIO MÍNIMO.







Sociedade
Jornal GGN

Um novo olhar sobre um velho tema, o idoso

No Dia do Idoso, o movimento Nova Cara da Terceira Idade convoca a sociedade para repensar a imagem dos maiores de 60 anos
por Luis Nassifpublicado 02/10/2013 17:21



 
Divulgação
60+
Novo símbolo para identificar as prioridades em locais públicos para as pessoas com mais de 60 anos

Hoje se comemora o Dia do Idoso e, no ano de 2050, as pessoas com mais de 60 anos farão a diferença neste mundo. Uma comemoração pede uma nova ação. Vejamos.
Segundo o relatório da “UN Population Fund”, esta fatia da população chegará a 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. E, na esteira, a previsão também leva para um esperado rombo nas contas da Previdência Social, com seu gasto aumentado em mais de 20 vezes, com mais aposentados que pessoas na ativa para suportar o sistema. Daí vem a pergunta crucial, feita pela idealizadora da campanha “Nova Cara da Terceira Idade”, a agência Garage IM, “qual será o novo papel do idoso na sociedade e na economia?”
Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), foi constatado que as pessoas com mais de 60 anos arcam com, pelo menos, metade da despesa familiar em 53% dos domicílios brasileiros. E esses percentuais vão se elevando na medida em que os idosos sejam de classes mais modestas, tornando-se primordiais no sustento da família. Ainda, segundo a pesquisa, 81% se declararam independentes para as tarefas cotidianas e 64%, que costumam viajar. Ou seja, todos são consumidores ativos.
É neste contexto que entra o movimento Nova Cara da Terceira Idade. A agência Garage IM foi feliz na idealização da campanha ao convocar a sociedade para repensar a imagem dos maiores de 60 anos. A ideia foi, primeiro, propor a mudança de símbolo de acessibilidade dos idosos (um velho curvado, apoiado em uma bengala e utilizado em locais públicos). Esta imagem é a que fica na cabeça da população. Mas esta imagem retrata a realidade dessas pessoas?
Não é bem assim. Em sua página do Facebook, o movimento, com 80% dos seguidores com mais de 55 anos, constata-se uma população conectada, ativa e com o firme propósito de mudar a imagem que o mundo cultivou sobre pessoas com mais de 60 anos.
“Queremos valorizar as grandes histórias de vida e toda a sabedoria que cada uma dessas pessoas pode oferecer para a sociedade. Não podemos retratar os idosos como decadentes, porque isso não é mais verdade. Sim, há perda de vitalidade, mas hoje nós vivemos mais, estamos mais saudáveis e produtivos”, diz Max Petrucci, líder do movimento.
Em seu website, o projeto reuniu as opiniões da população sobre como deve ser o novo símbolo do idoso e, com essas referências, designers especializados em sinalética fizeram diversas opções de pictogramas que foram disponibilizadas para votação. O símbolo poderá, então, ser adotado por qualquer empresa que queira mudar esta imagem do idoso, retratando-o de uma maneira com maior afinidade com a nossa realidade.
Hoje foi divulgado o novo ícone, vencedor do concurso liderado pela agência Garage IM, que, definitivamente, aposentará a imagem tão utilizada para sinalizar o direito de pessoas com mais de 60 anos. A troca por um ícone mais afeito à realidade atual dessas pessoas chegou pelas mãos do professor e designer Ciro Roberto Matos. Confira o novo símbolo, e espalhe a boa nova: as pessoas com mais de 60 anos estão de bem com a vida.
Veja o vídeo-manifesto da campanha:

Nenhum comentário:

Postar um comentário