quinta-feira, 21 de novembro de 2013

NA VERDADE O FUNDO DO VALE EM INDAIATUBA JÁ EXISTE A MILHÕES DE ANOS. MAS FOI SOB A ADMINISTRAÇÃO DE CLAIN FERRARI QUE SURGIU A IDÉIA DE SE URBANIZAR ESSA REGIÃO. CREIO QUE, POR LICITAÇÃO PÚBLICA, FOI CONTRATADO O SERVIÇO DO URBANISTA RUY OHTAKE. ESSE CIDADÃO COM SUA EQUIPE E SUA COMPETÊNCIA ENTÃO CRIOU ESSE BELÍSSIMO ESPAÇO URBANO. DEPOIS DE CLAIN FERRARI, MUITOS ADMINISTRADORES PASSARAM A SE CONSIDERAR COMO OS "SEUS CRIADORES". NA VERDADE CLAIN FERRARI FEZ UMA TRANSFORMAÇÃO ENORME NA CIDADE. INDAIATUBA TINHA UMA URBANIZAÇÃO PROVINCIANA. SOB SUA ADMINISTRAÇÃO, RUAS IMPORTANTES DA CIDADE FORAM ABERTAS À EXPANSÃO URBANA, COMO AS RUAS 13 DE MAIO E PEDRO DE TOLEDO TERMINAVAM NA RUA HUMAITÁ. COM A ABERTURA DESSAS RUAS, SURGIRAM ENTÃO OS BAIRROS EM DIREÇÃO À COBREQ. MAS VOLTANDO AO URBANISTA RUY OHTAKE, NÃO FAZ MUITO TEMPO ELE, EM ENTREVISTA MOSTROU SUA OPINIÃO, POIS CERTOS PRÉDIOS QUE HOJE ESTÃO SOBRE A ÁREA DO "PARQUE", NÃO DEVERIAM ESTAR. ENTÃO SOB CERTOS ASPECTOS, O PROJETO FOI DESCARACTERIZADO.

Parque Ecológico de Indaiatuba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros.
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Parque Ecológico de Indaiatuba
Escultura "Garças" no segundo trecho do Parque
TipoPúblico
LocalizaçãoAvenida Engº Fábio Roberto Barnabé
Inauguração1992
Administrado porPrefeitura de Indaiatuba
O Parque Ecológico de Indaiatuba, anteriormente denominado Parque Ecológico Presidente Fernando Collor de Mello1 , é o mais importante parque urbano do município de Indaiatuba. A primeira etapa de sua extensão foi inaugurada em 1992. O parque foi planejado originalmente pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake (foto).

O Parque margeia o Córrego Barnabé em quase toda a sua extensão.
As avenidas marginais ao Parque, que ligam a Zona Norte a Zona Sul da cidade, formam a Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé.3


História


No local onde está o Parque Ecológico atualmente havia uma faixa que ficava entre o centro urbano e a antiga zona rural do município, com um extenso limite com a Fazenda Santa Dulce (ou Fazenda Pau-Preto). O local era conhecido como Fundo do Vale, uma região cortada pelo Córrego do Barnabé.
Com a expansão urbana de Indaiatuba, o Fundo do Vale começou a se tornar um local insalubre pois o lixo e esgoto gerados na cidade iam parar ali e muito rapidamente práticas predatórias destruíram a vegetação ribeirinha nativa. Inundações sucessivas demonstravam cada vez mais a insalubridade da região para a população que rapidamente foi construindo suas casas nos arredores do local.
Além desses fatores, o Fundo do Vale passou a ser um obstáculo entre a região norte da cidade já desenvolvida e a sul mais carente, rapidamente povoada após o loteamento que deu origem ao Jardim Morada do Sol.
No final da década de 1980, a Prefeitura, na gestão de Clain Ferrari (foto), inicia o saneamento e urbanização do Fundo do Vale. No fim da primeira parte das obras, no inicío da década de 1990, houve a drenagem das áreas alagadiças, a despoluição (parcial) do Córrego do Barnabé e a criação de lagos através de barragens assim formando o primeiro trecho do Parque Ecológico que compreende o trecho entre a confluência das Avenidas Conceição e Presidente Kennedy e a Rua José Amstalden.
Em anos posteriores, com o prolongamento das avenidas marginais do Parque e o crescente número de loteamentos as suas margens, o curso do Córrego Barnabé em direção a Zona Sul foi recebendo urbanização com a instalação de equipamentos de esporte e lazer e significativo plantio de mudas de árvores. Nestas novas etapas de urbanização não se seguiu o projeto original de Ruy Othake, descaracterizando a proposta original.
Fotografia panorâmica de trecho do Parque Ecológico e seus arredores.
Fotografia panorâmica de trecho do Parque Ecológico e seus arredores.

Proposta Original

Seguindo a proposta original do projeto, o Parque não seria cortado por outras vias, o que não ocorre atualmente. Originalmente seria um extenso eixo de aproximadamente 10 quilômetros lineares com uma área de aproximadamente 2 milhões de metros quadrados que contaria 12 centros comunitários, viveiro de pássaros, restaurante, museu, pátio de esculturas, centro de exposição de flores, centro administrativo com Fórum, Câmara e Paço Municipal, barcos, pedalinhos, teatro de arena, lanchonete e ciclovia em todo o contorno do Parque.
Atualmente do projeto original só existe os pedalinhos e lanchonetes construídos no trecho denominado Parque Temático inaugurado em 2011 e a ciclovia que foi sendo aberta gradativamente em vários trechos. O Paço Municipal se localiza na Marginal Direita do Parque mas não faz parte do perímetro do Parque, como constava no projeto original.
NA

Nenhum comentário:

Postar um comentário