terça-feira, 19 de novembro de 2013

ESSA DECISÃO DO GOVERNO DILMA DE, AUMENTAR O CAPITAL DE PARTICIPAÇÃO ESTRANGEIRA DE 20 % PARA 30 % NESSE BANCO CAUSA UMA CERTA PERPLEXIDADE, POIS SEMPRE SOUBEMOS QUE ESSE BANCO QUE VEM DESDE O IMPÉRIO, TINHA SEU CAPITAL, INTEGRALMENTE BRASILEIRO. JÁ TEMOS GRANDES EMPRESAS ESTRANGEIRAS, EXTRAINDO MINÉRIO NA AMAZÔNIA, E POR EXEMPLARES DISTRIBUIDOS NO PRÓPRIO BANCO DO BRASIL, ESSAS EMPRESAS DESMATAM A FLORESTA (COM AUTORIZAÇÃO !!!) DOS ÓRGÃOS OFICIAIS DE "PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE", E RETIRAM AS MATÉRIAS PRIMAS LÁ EXISTENTES E DEIXAM ENORMES CICATRIZES NA REGIÃO. SÃO OS ABSURDOS DE NOSSOS DIAS ..............

Governo aumenta limite de participação estrangeira no Banco do Brasil.

Por meio de decreto presidencial, limite de participação de estrangeiros no capital do Banco do Brasil subiu de 20% para 30%

25 de outubro de 2013 | 8h 21
 

 
Participação estrangeira no capital do Banco do Brasil alcançou 19,97% em maio deste ano - Paulo Vitor/Estadão
Paulo Vitor/Estadão
Participação estrangeira no capital do Banco do Brasil alcançou 19,97% em maio deste ano
SÃO PAULO - O governo elevou o limite de participação de estrangeiros no capital do Banco do Brasil de 20% para 30%. Um decreto presidencial não numerado foi assinado na quinta-feira, 24, e hoje o Banco do Brasil divulgou um fato relevante ao mercado sobre a mudança.
A participação estrangeira no capital do Banco do Brasil alcançou 19,97% em maio deste ano, muito próximo dos 20% autorizados, o que motivou a instituição a elevar o limite, segundo o vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil, Ivan de Souza Monteiro. Além disso, de acordo com o executivo, tem sido constante a busca de estrangeiros por informações e o interesse de participar das oportunidades de investimento no Brasil.

Novo Ibovespa. De acordo com Monteiro, o objetivo "primordial" da mudança é elevar a liquidez e a valorização das ações do banco. "Ao elevar a liquidez das ações do BB em bolsa, o banco poderá capturar um benefício de maior valorização dos papéis, o que nos permitirá ter uma maior presença no Ibovespa, que terá a sua metodologia alterada no ano que vem", explicou ele, em entrevista ao Broadcast. Ao ter maior participação no índice, os fundos que replicam o Ibovespa, lembra Monteiro, terão de comprar mais ações do BB, o que contribui para o aumento da liquidez e a valorização dos papéis. O executivo ressalta ainda que um dos indicadores que será levado em consideração na nova metodologia é exatamente o valor de mercado.

Monteiro negou, entretanto, que a alteração tenha qualquer relação com a necessidade de o Banco do Brasil elevar seu capital. "Não tem nada a ver. O objetivo do aumento do limite é, uma vez que ocorrerá uma alteração no índice Ibovespa, nos anteciparmos e gerar mais liquidez para a ação do banco na bolsa", afirmou o vice-presidente da instituição.

Como funciona. Toda vez que o banco se aproxima do limite de participação de estrangeiros no seu capital, conforme Monteiro, é feito um estudo e uma solicitação para aumento que é levada ao Conselho de Administração do banco. Após ser direcionado ao presidente do BB, Aldemir Bendine, o tema é discutido com o Ministério da Fazenda e culmina no decreto presidencial, assinado ontem pela presidente Dilma Rousseff.

No mercado. Por volta de 12h22, as ações do Banco do Brasil negociadas na Bovespa estavam em alta de 1,76%, cotadas a R$ 28,84. No mesmo horário, o Ibovespa apresentava queda de 0,41%, a 54.647,37.

Capital social. Conforme dados disponíveis na BM&FBovespa, atualmente, a composição do capital social do banco é a seguinte: Secretaria Do Tesouro Nacional, com 50,73% das ações; Caixa FI Garantia Construção Naval com 3,69%; Fundo Fiscal de Inv. e Estabilização, 3,86%; Fundo Garantidor Para Investimentos,0,26%; Caixa de Previdência Dos Funcionários Do Banco Do Brasil, 10,38%; BB Fgeduc - Fundo de Investimento Multimercado, 0,22% e BB FGO - Fundo de Investimento em Ações, 0,33%; além de 29,82% das ações como outros (livre circulação no mercado) e em Tesouraria, 0,70%.

Histórico. Em setembro de 2009, o banco havia informado a elevação do limite de capital estrangeiro de 12,5% para 20%, na mesma ocasião em que foi autorizada pelo governo a emissão de American Depositary Receipts (ADRs) da instituição financeira. A emissão dos recibos de ações negociados no mercado norte-americano ocorreu em dezembro de 2009, quando o banco informou que a iniciativa permitiria a diversificação da base acionária e o aumento da liquidez da ações.

(Com informações da Reuters)

Banco do Brasil
Banco do Brasil S.A. (BB) é uma instituição financeira brasileira, estatal, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação da União brasileira em 68,7% das ações. Juntamente com a Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil é um dos cinco bancos estatais do governo brasileiro.
Sua missão, segundo sua filosofia corporativa, é "Ser um banco competitivo e rentável, promover o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprir sua função pública com eficiência.".3
Segundo dados do próprio banco, a empresa possui 15.133 pontos de atendimento distribuídos pelo país, entre agências e postos, sendo que 95% de suas agências possuem salas de auto-atendimento (são mais de 40 mil terminais), que funcionam além do expediente bancário. Possui ainda opções de acesso via internet, telefone e telefone celular. Está presente em mais de 21 países além do Brasil.
O Banco do Brasil possui 5.000 agências, estando presente na maioria dos municípios do país, com uma estrutura de mais 110 mil funcionários,4 além de dez mil estagiários, cinco mil contratados temporários e 4,8 mil adolescentes trabalhadores.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário