quarta-feira, 20 de novembro de 2013

OS PAÍSES QUE ESTÃO NA FRENTE EM TECNOLOGIA, INVESTEM PESADAMENTE EM PESQUISAS. NESSE MOMENTO NOSSO BRASIL ESTÁ DEIXANDO ESCAPAR ÓTIMA OPORTUNIDADE, POIS EM VEZ DE PESQUISAR, NOSSO PAÍS VENDE SUA MATÉRIA PRIMA A PREÇOS BAIXOS E COMPRA OS MANUFATURADOS DO EXTERIOR. COMO EXEMPLO TEMOS E ESTADO DO PARÁ, HOJE, DILACERADO EM SUAS ENTRANHAS FLORESTAIS, PARA ENVIAR MATÉRIA PRIMA PARA A EUROPA. LÁ NO PARÁ, DERRUBAM FLORESTA (AMAZÔNICA), POIS EM SEU SUB SOLO SE ENCONTRAM MINÉRIOS QUE OS EUROPEUS NÃO POSSUEM E EXPORTAM MATÉRIA PRIMA. DESSA EXPLORAÇÃO FICARÃO AS CICATRIZES NO SOLO, COM ENORMES CRATERAS. E ESSAS EMPRESAS "CRIAM MODÊLOS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL" E NO ENTRETANTO ESTÃO AGREDINDO NOSSO MEIO AMBIENTE. EM PLENO 3º MILÊNIO CONTINUAMOS A SER EXPORTADORES DE MATÉRIA PRIMA E TAMBÉM EXPORTAMOS PRODUTOS, COM TECNOLOGIA QUE NÃO TEMOS.

Os 10 países que mais investem em tecnologia


A tecnologia é importante em diversas áreas da nossa sociedade, seja na saúde, na ciência, na engenharia, ou nas forças armadas, entre outras. Nenhum país domina, em termos tecnológicos, todas estas áreas e como tal é difícil afirmar que um país é o mais tecnológico, mas podemos olhar genericamente para os países que mais investem na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Infelizmente há uma correlação directa entre investimento na pesquisa e o crescimento tecnológico. Hoje olhámos para os 10 países que mais investem em tecnologia e que não só desenvolvem as suas próprias economias, como estimulam a inovação no resto do mundo.

10. Austrália

australia
A Austrália aposta forte no desenvolvimento dos recursos humanos, na qualidade de vida, na saúde, educação e na liberdade económica. Empenham grandes esforços na pesquisa e desenvolvimento das comunicações, bio-tecnologia e produção. Têm também uma forte presença nas áreas da astronomia e ciências do espaço.

9. Canadá

canada
O Canadá tem um sector tecnológico muito avançado. O governo dedica 1,8% do produto interno bruto na pesquisa e desenvolvimento. Em 2007 o Conselho das Ciências, Tecnologias e Inovação foi criado para melhorar a qualidade de vida dos canadianos, com recurso à tecnologia e ciência intensiva, criando muitos postos de trabalho e uma economia mais forte.

8. Singapura

singapura
Posicionaram-se como uma das nações mais competitivas e inovadoras. A sua economia propicia o estabelecimento de empresas e tem um fundo de 1,35 milhões de dólares para ajudar os sectores público e privado na pesquisa e desenvolvimento de modo a tornar o país mais avançado tecnologicamente.

7. Reino Unido

uk
Foi a nação berço da industrialização e tem no seu currículo a descoberta do hidrogénio, a locomotiva, o motor a jacto, o motor eléctrico, a lâmpada incandescente e outras invenções que moldaram o mundo em que hoje vivemos. Continua a investir uma grande parte do seu orçamento, cerca de 4,6 biliões de libras na inovação, que continua a ser um dos pilares da sua economia.

6. Holanda

holanda
A indústria electro-técnica holandesa está altamente desenvolvida. Produzem computadores, sistemas de comunicação, equipamentos de controle e medição electrónicos, instrumentos médicos e científicos, entre outros. É reconhecida pela descoberta do rim artificial, do cd, do relógio de pêndulo e do telescópio. O governo emprega 1,8% do produto interno bruto em pesquisa e desenvolvimento e as empresas holandesas de investigação têm um papel muito significativo na Agência Espacial Europeia.

5. Coreia do Sul

hubo1
A Coreia do Sul destaca-se no campo da electrónica, da construção automóvel e de navios, na maquinaria e na robótica. O Hubo, o popular robot foi criado na Coreia e o país pretende colocar um robot em cada habitação. A internet de banda larga coreana é 3 vezes mais rápida do que a americana. O investimento da Coreia do Sul no desenvolvimento tecnológico representa 3,36% do produto interno bruto.

4. Suécia

suécia
A Suécia investe 4% do seu produto interno bruto em actividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Lidera o ranking na Europa como o país com maior número de trabalhos científicos publicados per capita. É uma economia socialista e o governo tem um grande interesse pelos temas da tecnologia.

3. Japão

japao
É o país asiático mais desenvolvido e é reconhecido pela sua indústria automóvel, electrónica e robótica. Está também no topo da lista de países que mais investem na investigação científica, médica e tecnológica. É o país asiático com mais prémios Nobel na área da ciência e tem o maior número de robots utilizados em linhas de produção industriais.

2. Finlândia

finland
É o líder tecnológico europeu e é reconhecido pelos seus projectos altamente high-tech e na área da saúde. Foi considerado o país com as melhores infra-estruturas nas áreas da saúde, dinâmica económica, educação, política ambiental e qualidade de vida. Em 2001 o governo aplicou 2,065 biliões de dólares no desenvolvimento da ciência e tecnologia.

1. Estados Unidos

space-shuttle
O governo norte-americano investe cerca de 7 biliões de dólares anualmente em ciência e tecnologia. Estes investimentos são sistemáticos há muitos anos e levaram o país a um estágio de desenvolvimento industrial que permitiu a criação de muita da tecnologia espacial e de alguns fundamentos essenciais nas áreas da computação e da bio-tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário