sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O PAPA FRANCISCO ESTÁ Á ALTURA DE SEU TEMPO. JESUITA, NÃO TRANSIGE. AGE PARA QUE A IGREJA CATÓLICA SIGA OS PASSOS DE JESUS. SUA VISÃO DA IGREJA É ABRANGENTE. DEVE SER TRANSPARENTE E DESPOJADA E ELE ESTÁ NESSE CAMINHO. AS RELAÇÕES DA IGREJA COM A MÁFIA ITALIANA, PÕE EM RISCO A INTEGRIDADE DO PAPA. VIDA LONGA AO PAPA FRANCISCO

Papa estaria sob ameaça da máfia italiana, diz promotor.

Investigações sugerem que reformas promovidas por Francisco teriam irritado chefões do crime organizado da Calábria


15 de novembro de 2013 | 2h 09

O Estado de S.Paulo - The Washington Post
ROMA - O papa Francisco estaria sofrendo ameaças da organização criminosa 'Ndrangheta, de acordo com o promotor Nicola Gratteri, responsável por investigar a máfia na região italiana da Calábria. Segundo o promotor, o esforço do pontífice para promover reformas na Igreja Católica tem irritado os líderes mafiosos.

A 'Ndrangheta é considerada pelos especialistas italianos como a organização criminosa mais perigosa e imprevisível do país em razão de seu complexo sistema organizacional.
"Eu não posso dizer se o grupo está prestes a fazer alguma coisa, mas é importante pensar no perigo", alertou o promotor. "Se a máfia puder parar o papa, vai pensar em maneiras de fazer isso."
Segundo Gratteri, os criminosos que até agora tinham usufruído de influência na Igreja estão ficando nervosos. "Por muitos anos, a máfia lavou dinheiro com o consentimento da Igreja. No entanto, agora, o papa está desmantelando os polos de poder econômico dentro do Vaticano e isso pode ser perigoso", afirmou.

Proximidade. Gratteri também diz que chefões do crime organizado no sul da Itália têm relações fortes e discretas com sacerdotes locais, o que os ajuda a legitimar os crimes praticados. Apesar da violência que empregam, esses criminosos são católicos praticantes.
O papa Francisco já condenou o crime organizado em maio. Na época, ele chegou a citar nominalmente as quatro principais máfias do país - incluindo a 'Ndrangheta. No início da semana, o pontífice fez um discurso contra a corrupção.
A questão da segurança tem sido uma das principais preocupações desde os primeiros dias do papado de Francisco, em razão da sua vontade de quebrar protocolos e de interagir mais intensamente com os fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário