sexta-feira, 28 de junho de 2013

COM ESSE COMBUSTÍVEL SENDO BOMBEADO, TEREMOS MENOS CAMINHÕES NAS ESTRADAS, COM MENORES RISCOS PARA TODA A POPULAÇÃO. EXCELENTE NOTÍCIA. AGORA PRECISAMOS DE TRENS TRANSPORTANDO CARGAS E PASSAGEIROS, COMO TÍNHAMOS A 60 ANOS ATRÁS. NOSSO ESTADO DE SÃO PAULO ERA CORTADO POR INÚMERAS FERROVIAS PARA CARGA E PASSAGEIROS. TÍNHAMOS A PAULISTA, A SANTOS A JUNDIAÍ, A CENTRAL DO BRASIL, A ARARAQUARENSE, A SOROCABANA, A MOGIANA, A SUL-MINEIRA E A NOROESTE

Duto leva etanol de Ribeirão a Paulínia

iG Paulista - 27/06/2013 22h30 |
Adriana Leite | aleite@rac.com.br

Foto: Cedoc/RAC
Trecho do alcoolduto às margens de rodovia em Paulínia: transporte eficiente
Trecho do alcoolduto às margens de rodovia em Paulínia: transporte eficienteA Petrobras realizou nesta semana a primeira remessa de etanol hidratado por meio do alcoolduto no trecho que liga a região de Ribeirão Preto até a Refinaria de Paulínia (Replan). O empreendimento faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), cujo conjunto inclui dutoviário e hidroviário. Os investimentos no sistema vão atingir R$ 7 bilhões.

O projeto do transporte do combustível via dutos passa pelos Estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a estatal do ramo de combustíveis, a operação comercial no complexo de dutos começa em julho. A primeira carga foi transportada pelo duto de 24 polegadas na última terça-feira, vindo das instalações da Logum Logística, em Ribeirão Preto. A empresa tem como sócias Petrobras, Camargo Corrêa, Copersucar, Raízen Energia, Odebrecht e Uniduto Logística.

A distância percorrida foi de 206 quilômetros entre o Terminal Terrestre até a Replan. Segundo a companhia, o etanol que virá do Interior terá como destino o mercado consumidor regional e também poderá ser transferido por outros dutos para Barueri e o Rio de Janeiro.

O etanolduto começou a ser construído em 2010 e é a primeira etapa do complexo que terá, além do duto viário, o projeto hidroviário. O objetivo, conforme a Petrobras, é facilitar o transporte do combustível das áreas de produção do Centro-Sul para os principais mercados consumidores e também os portos para exportação.

A obra completa do projeto do etanolduto terá 1,3 mil quilômetros de extensão e passará por 45 municípios, incluindo o Porto de São Sebastião. O duto será operado pela Transpetro.

O etanol hidratado é utilizado em milhões de veículos em todo o País. Dados divulgados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) nesta semana mostraram que as usinas da região Centro-Sul moeram de cana-de-açúcar na primeira metade de junho um volume de 35,14 milhões de toneladas. No acumulado da safra 2013/2014, a quantidade atingiu 151,64 milhões de toneladas - 56,86% acima do ano passado.

A entidade apontou que a produção de açúcar na primeira quinzena deste mês foi de 1,78 milhão de toneladas. O volume produzido de etanol chegou a 1,48 bilhão de litros no período.

Segundo a Unica, 851,52 milhões de litros foram de etanol hidratado e 633,31 milhões de litros de anidro. No acumulado da safra 2013/2014, foram fabricadas 7,39 milhões de toneladas de açúcar e produzidos 6,32 bilhões de litros de etanol.

O relatório da Unica detalhou que foram comercializados, entre 1º de abril até 16 de junho deste ano, um volume de 4,76 bilhões de litros de etanol. De acordo com o balanço, foram vendidos 520,8 milhões de litros para o Exterior. Outros 4,24 bilhões de litros foram destinados ao mercado doméstico. Ainda segundo a entidade, foram 1,69 bilhão de litros de etanol anidro e 2,55 bilhões de litros de etanol hidratado.
I
nvestimentos

A criação do etanolduto atrai investimentos para a região. A Logum está estruturando um terminal que servirá para estocagem do combustível que virá por meio do primeiro trecho do etanolduto, que liga a cidade de Ribeirão a Paulínia.O projeto tem investimentos de R$ 6 bilhões. O fluxo anual no terminal deve ser de 1 bilhão de litros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário