segunda-feira, 24 de junho de 2013

"OS GRANDES SACRIFICADOS" SE MOVIMENTAM, PENSANDO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES. CERTAMENTE O POVO EM 2014, ESCOLHERÁ COM MAIS RIGOR E MUITOS DESSES PARLAMENTARES NÃO SERÁO REELEITOS.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Congresso | 07:00

Parlamentares resgatam ideia de trabalhar em Brasília só algumas semanas por mês

Cientes de que estão na mira dos sucessivos protestos que ocorrem em todo o País, deputados e senadores começaram a discutir informalmente, pelos corredores do Congresso, a possibilidade de uma mudança no atual sistema de expediente da Câmara e do Senado.
Hoje, a Câmara dos Deputados, por exemplo, só tem sessão às terças e quartas-feiras, salvo em caso de sessão extraordinária. Alguns deputados dizem que, “antigamente”, tinham de comparecer ao Congresso na segunda-feira no fim do dia ou na terça logo cedo, para sair somente na quinta-feira à noite. “Hoje, tem deputado que aparece na terça à tarde e está no avião na quinta-feira de manhã cedinho”, disse um parlamentar.

Leia também: Senador propõe que Casa trabalhe durante o jogo e vira alvo de piada dos colegas

A ideia de permitir aos deputados e senadores que deixem Brasília às sextas e segundas-feiras é justificada pela necessidade de contato dos parlamentares com suas bases eleitorais. Todos eles possuem escritórios políticos nessas localidades e, portanto, dispõem de toda a estrutura necessária para trabalhar em suas respectivas cidades.
O plenário da Câmara dos Deputados na quarta-feira, horas antes do jogo Brasil x México. Casa decretou ponto facultativo.
Os parlamentares não escondem nas conversas privadas a preocupação com a possibilidade de os manifestantes logo voltarem suas críticas diretamente ao Congresso. Assim, começaram a aparecer com frequencia nos corredores da Câmara e do Senado propostas para mudar esse ”expediente alternativo”, sem retirar dos parlamentares a possibilidade de manter o contato próximo com os eleitores.
Uma das ideias é fazer com que parlamentares compareçam de segunda à sexta-feira ao Congresso, com sessão todos os dias. Mas só três semanas por mês. A quarta semana, por exemplo, ficaria reservada para a visita às bases.
Ontem, em uma das mesas do cafezinho da Câmara, um grupo de parlamentares ia além. Falava até mesmo na possibilidade de serem reservados 15 dias para a atuação no Congresso e outros 15 dias para a visita às bases.
Embora diga ser em tese favorável ao modelo que reserva uma semana no mês para que o parlamentar faça o trabalho de aproximação com seu eleitorado, um deputado que conversou com o Poder Online disse reconhecer que dificilmente a ideia daria certo. “Do jeito que as coisas são por aqui, acabaríamos com três semanas de trabalho somente às terças e quartas e, além disso, mais uma semana com deputados longe de Brasília.”
Notas relacionadas:
  1. Câmara quer elevar salários de parlamentares, ministros, presidente e vice-presidente da República para o teto do funcionalismo
  2. Secretários de parlamentares ocupam Salão Verde por reajuste
  3. Em plena quarta-feira, painel da Câmara não registra deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário