sexta-feira, 19 de julho de 2013

É PRECISO DESMISTIFICAR A "DEMOCRACIA RUSSA". LÁ, QUEM É OPOSIÇÃO, TEM DIREITO Á CADEIA.......MADVEDEV NÃO PASSAVA DE UM BONECO NAS MÃOS DE PUTIN.

Líder de oposição russo é libertado sob fiança após protestos

Por iG São Paulo | - Atualizada às
Texto
 

Promotoria pediu soltura enquanto tramita recurso e para que Alexei Nalvany possa participar de eleições municipais

A Rússia inesperadamente libertou o líder de oposição Alexei Navalny sob pagamento de fiança nesta sexta-feira, soltura que ele atribuiu à pressão de milhares de manifestantes que consideraram sua condenação a cinco anos de prisão uma tentativa do presidente Vladimir Putin de silenciá-lo.

Cinco anos de prisão: Rússia condena líder de oposição Navalny
AP
Líder da oposição russa Alexei Navalny abraça sua mulher, Yulia, depois de ser solto em uma sala judicial em Kirov, Rússia

 
Em uma decisão que aponta para a incerteza do Kremlin sobre como lidar com o caso de Navalny e os protestos, um juiz aprovou um pedido incomum da acusação para libertá-lo enquanto ele aguarda o resultado de um recurso e para que possa participar da eleição para a prefeitura de Moscou em setembro.
A medida foi vista como uma tentativa de amenizar o ultraje público e colocar um verniza de legitimidade em uma votação que deve ser vencida por um candidato apoiado pelo Kremlin.
O líder de movimentos ativistas contra a corrupção ficará restrito a Moscou, mas considerou a decisão uma vitória para o poder do povo, um dia após ter sido condenado por roubo.

Cerco: Opositor russo é alvo de investigação pela terceira vez
Acusação: Rússia indicia blogueiro opositor por furto

"Sou muito grato a todos que nos apoiaram, todos que foram (protestar) na Praça Manezh (em Moscou) e em outras praças", disse Navalny, de 37 anos, que correu para abraçar a mulher depois que foi solto de uma cela de vidro dentro do tribunal.
"Nós entendemos perfeitamente o que aconteceu agora. É um fenômeno absolutamente singular na Justiça russa", disse no tribunal de Kirov, uma cidade industrial localizada a 900 km a nordeste de Moscou.
Manifestantes foram às ruas das grandes cidades russas para protestar na noite de quinta-feira, após Navalny ter sido condenado sob a acusação de roubar pelo menos 16 milhões de rublos (US$ 494 mil) de uma madeireira quando era conselheiro do governador da região de Kirov, em 2009.

Saiba também: Ativistas russos são detidos após reunião da oposição
Leia mais: Rússia envia membros do Pussy Riot para campos de detenção

A polícia disse que mais de 200 pessoas foram detidas em São Petersburgo e Moscou, embora não tenha havido grandes confrontos.
Navalny diz que o caso teve motivação política, com o objetivo de impedi-lo de ameaçar Putin politicamente, apesar de o apoio ao líder de oposição ser limitado fora das grandes cidades. Pesquisas de opinião mostram que o presidente ainda é o político mais popular da Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário