quinta-feira, 25 de julho de 2013

TRENS DE ALTA VELOCIDADE, OS CHAMADOS "TRENS BALA", SÃO EXTREMAMENTE CONFORTÁVEIS E SEGUROS. NESSE CASO DUAS COISAS PODEM TER OCORRIDO: POR ALGUM MOTIVO, O MAQUINISTA MANTEVE ALTA VELOCIDADE AO VEÍCULO POR DESCONTROLE EMOCIONAL OU HOUVE FALHA MECÂNICA ONDE OS FREIOS NÃO OBEDECERAM. SABEMOS QUE 90 % DOS ACIDENTES OCORREM POR FALHA HUMANA. SÓ TEMOS QUE LAMENTAR ESSE TRÁGICO ACIDENTE. AS INVESTIGAÇÕES MOSTRARÃO A CAUSA REAL.

'Vou a 190 km/h!', disse maquinista antes de acidente de trem na Espanha

Por iG São Paulo | - Atualizada às
 

Limite de velocidade em curva em que descarrilamento aconteceu é de 80 km/h. Condutor está sob investigação

Pouco antes do descarrilamento de um trem na Espanha, o maquista informou à estação ferroviária que ia a 190 km/h, depois 200 km/h. Ao entrar na curva, cujo limite de velocidade é de 80 km/h, voltou a dizer: "Vou a 190 km/h!", disseram fontes da investigação ao El País.
Quarta: Trem descarrila em Santiago de Compostela, na Espanha
AP
Montagem com imagens de câmera de segurança mostra, em sentido horário da E para D, descarrilamento de trem em Santiago de Compostela, Espanha (24/7)
Tragédia: Sobe número de mortos em acidente de trem na Espanha
Saiba mais: Leia todas as notícias sobre o acidente de trem
Logo após a tragédia, o maquinista voltou a se comunicar por rádio com a estação enquanto estava preso nas ferragens da cabine. Ele relatou que suas costas doíam e não conseguia sair do local. "Somos humanos! Somos humanos!", repetia. "Espero que não haja mortos, porque isso recairá sobre minha consciência."
O acidente no noroeste da Espanha aconteceu às 20h41 locais (13h41 em Brasília) de quarta-feira, deixando dezenas de mortos e mais de 130 feridos. Segundo a imprensa espanhola, o maquinista está internado e foi posto sob investigação pólicial.
Excesso de velocidade: Condutor de trem é investigado após acidente
A composição com 13 vagões tinha dois condutores. O que saiu ileso se mostrou aturdido poucos minutos depois da tragédia, perambulando entre os destroços do trem, os corpos dos mortos e os feridos, repetindo sem parar: "Descarrilei, o que vou fazer, o que vou fazer?" Reportagens de jornais espanhóis citaram testemunhas dizendo que esse condutor ajudou no resgate das vítimas.
Um dramático vídeo gravado por uma câmera de segurança e divulgado no site El País mostra o trem descarrilando ao fazer uma curva em alta velocidade e colidindo com um muro na noite de quarta. O acidente, um dos piores registrados na Europa, aconteceu na véspera de uma importante festividade católica em Santiago de Compostela, cidade da Galícia.
Assista: Vídeo mostra momento em que trem descarrila na Espanha
Veja: Vídeo mostra cenário de destruição após acidente de trem na Espanha
As autoridades disseram que há pessoas de várias nacionalidades entre os mais de 130 feridos, dos quais 36 - incluindo quatro crianças - estão em estado grave. Na manhã desta quinta-feira, as equipes de emergência haviam abandonado a busca por sobreviventes, e guindastes retiravam os destroços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário