segunda-feira, 29 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO SABE QUE A CONDIÇÃO DE SOFRIMENTO HUMANO DE NOSSA POPULAÇÃO É CULPA DE NOSSA ELITE DIRIGENTE, COM UMA CLASSE POLÍTICA EGOISTA, CORRUPTA E NEGLIGENTE, EM RELAÇÃO AO CONJUNTO DA POPULAÇÃO. A MULTIPLICAÇÃO DAS FAVELAS É O RESULTADO LÓGICO DA FALTA DE COMPROMISSO DESSA CLASSE POLÍTICA. NOSSA JUVENTUDE CERTAMENTE VOLTARÁ ÁS RUAS, POIS NÃO SENTIMOS NUNHUMA DEMONSTRAÇÃO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DOS DIRIGENTES, COM EXCESSÃO DE DILMA QUE, POR ONDE ANDA, PREGA A MUDANÇA. ELA QUER OUVIR A POPULAÇÃO POR UM PLEBISCITO, MAS A CLASSE POLÍTICA NÃO QUER NADA DISSO. SE SENTEM, USUFRUINDO DO ERÁRIO PÚBLICO E APADRINHANDO SEUS "CHEGADOS".

28/07/2013 23:44:39- Atualizada às

Francisco deu seu recado à população e aos políticos

Imagem do Papa abraçando idosos e beijando crianças pelas ruas do Rio ficará para sempre na memória dos brasileiros

Francisco Edson Alves e Beatriz Salomão
Rio - O Rio amanhecerá diferente nesta segunda-feira. Aquela imagem que se transformou em alegre rotina da cidade, do senhor alto e rechonchudo, carismático, de semblante calmo, vestes brancas e solidéu, percorrendo as ruas, sempre cercado por uma multidão ávida por simples aceno, ou, aos mais afortunados — como idosos, criancinhas e jovens devotos —, distribuindo abraços, beijos e um apertar de mãos, já não está entre nós.
No embarque no Galeão, Francisco acena para autoridades
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Após extensa rotina em sete dias da Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco, o primeiro latino-americano a assumir o mais alto posto da Igreja Católica, partiu neste domingo à noite para Roma. Mas deixa muitas saudades. E muitas lições a aprender.
E talvez a principal delas seja o recado curto e grosso dado aos governantes. De desapego ao egoísmo e benesses do cargo para proveito próprio — numa época em que explodem protestos de todos os lados nas ruas e autoridades ainda teimam em passear com a família de aeronaves às custas do dinheiro público.
Mais do que a pregação de amor e fé aos milhões de fiéis que chegaram de todos os pontos do país e do mundo — de levar a mensagem do Evangelho sem medo aos que precisam —, em todos os discursos do Santo Padre, marcou a preocupação por políticas de inclusão dos mais pobres.
Um recado que, espera-se, a presidenta Dilma Rousseff, presente nas cerimônias de chegada e na grande missa em Copacabana nesta domingo, tenha sublinhado mais fortemente em sua agenda de governo. À cidade que se prepara para a Copa e as Olimpíadas, Sua Santidade e a Jornada deixam também outro recado. O de que ainda há muitos desafios a superar para dar aos visitantes um transporte coletivo, público e privado, minimamente digno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário