sexta-feira, 19 de julho de 2013

UM GOVERNO APODRECIDO. EMPRESA IDÔNEA DA SUIÇA, A SIEMENS DENUNCIOU POR MEIO DE SEUS EXECUTIVOS, IMENSA CORRUPÇÃO NAS LICITAÇÕES PARA NOVAS LINHAS DO METRÔ NA CIDADE DE SÃO PAULO, ASSIM COMO NA EXPANSÃO DE LINHAS FERROVIÁRIAS DA CPTM. DESSA FORMA, TOMAMOS CONHECIMENTO DO "PORQUE" DA INSIGNIFICANTE EXTENSÃO DE LINHAS FÉRREAS QUE PODERIAM DAR GRANDE CONFORTO AOS PAULISTANOS. TEM UM CANCRO DENTRO DESSE GOVERNO, QUE NÃO PERMITE INVESTIGAÇÃO. A ESMAGADORA MAIORIA QUE ALKMIN TEM NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, NÃO PERMITE INVESTIGAÇÃO. CERTAMENTE GRANDE PARTE DESSA MAIORIA É CORRROMPIDA PELO GOVERNO ESTADUAL. DAÍ, A EXPRESSÃO DO GOVERNADOR, DE QUE "SE O POVO SOUBESSE 10% DAS SACANAGENS QUE SÃO FEITAS CONTRA ELE, FALTARIAM GUILHOTINAS, PARA TANTAS CABEÇAS QUE IRIAM ROLAR". PARA PUNIR OS CORRUPTOS, UMA COMISSÃO DE 3 (TREIS) DEPUTADOS DEVERIAM IR À SUIÇA, BUSCAR OS DOCUMENTOS, LÁ RETIDOS. NOSSO MINISTRO DA JUSTIÇA, PRECISA "CHUTAR O PAU DA BARRACA" E PASSAR O BISTURÍ NESSA PODRIDÃO

Alvos de cartel da Siemens, Metrô e CPTM respondem a mais de 130 inquéritos

Por Ricardo Galhardo- iG São Paulo |
Texto
 

Segundo uma fonte do Ministério Público Estadual, o valor dos contratos suspeitos ultrapassa R$ 1,5 bilhão

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô, empresas que seriam alvos do cartel denunciado por executivos da multinacional Siemens, são objeto de mais de 130 investigações por supostas irregularidades em contratos e licitações segundo dados do Ministério Público Estadual de São Paulo.
No total, CPTM e Metrô são alvo de mais de 200 inquéritos em andamento no MIOU, PE. Grande parte deles é referente a questões cotidianas como mal funcionamento dos trens, estações e reclamações trabalhistas. Outras 135 investigações, no entanto, dizem respeito a suspeitas de mal uso de dinheiro público. Alguns inquéritos apuram contratos milionários como o da implantação do sistema ferroviário da CPTM entre o Capão Redondo e o Largo 13 de Maio ao custo de R$ 404 milhões.

Licitações do Metrô e CPTM tinham esquema de cartel desde 1998
Divulgação
Em SP, cartel atuou no fornecimento de trens e na construção das Linhas 5-Lilás e 2-Verde

Neste caso, além da CPTM são investigadas as empresas Siemens (Alemanha), Alstom (França) e CAF (Espanha) que ao lado de outras 10 fornecedoras, duas delas brasileiras, foram citadas como integrantes de cartéis que visavam superfaturar em 20% preços de obras e serviços nas áreas de metrô, ferroviária e hidrelétrica em depoimento voluntário de executivos da Siemens ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) do Banco Central.
Algumas das empresas apontadas pela Siemens como Bombardier (França), Temoinsa (Chile) e a brasileira Tejofran também são alvo de inquéritos. Segundo uma fonte do MPE, o valor dos contratos suspeitos ultrapassa R$ 1,5 bilhão.

De acordo com os dados fornecidos pelo MPE, o Metrô é objeto de 170 inquéritos em andamento, 110 deles por suspeitas de irregularidades em contratos e licitações. A CPTM é alvo de 49 inquéritos, 24 deles dizem respeito a contratações e concorrências.

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No caso do Metrô, 65 inquéritos foram gerados a partir de contratos julgados irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP).
A maior parte das investigações surgiu depois de 2008, quando a Justiça da Suíça descobriu um esquema bilionário de pagamento de propinas a políticos e autoridades envolvendo a Alstom e vários países, inclusive o Brasil, onde o alvo seria o governo de São Paulo, nas mãos do PSDB desde 1995.
Apesar do grande número de inquéritos, até agora ninguém foi condenado. O Brasil é o único país que até agora não puniu ninguém por envolvimento com o escândalo da Alstom ao contrário de nações menores e com menos recursos como a Zâmbia.
Segundo o promotor Sílvio Marques, encarregado de duas ações envolvendo a multinacional, a dificuldade esbarra na demora para remessa de documentos por parte da Justiça da Suíça. Há dois anos ele espera papéis para dar prosseguimento a uma delas.
"O Ministério da Justiça já fez inúmeros pedidos mas as autoridades suíças dizem que não tem tempo", afirmou o promotor.
O fato de ninguém ter sido punido até agora fez a bancada de oposição ao governo Geraldo Alckmin (PSDB) na Assembleia Legislativa de São Paulo se mexer. O líder do PT na Alesp, Luiz Caudio Marcolino, disse que o partido vai começar a coletar assinaturas para tentar criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as denúncias da Siemens com foco nos contratos entre a multinacional e as estatais CPTM e Metrô.
Será a quinta tentativa da oposição de emplacar uma CPI sobre o caso desde que o escândalo da Alstom veio a público em 2008. As outras quatro esbarraram na falta de apoio da base aliada a Alckmin na Alesp assim como cerca de 60 tentativas de investigar irregularidades na gestão tucana em São Paulo que foram parar na gaveta.
A CPTM foi procurada no final da tarde de quinta-feira por meio da assessoria de imprensa que pediu uma relação completa dos inquéritos. A lista foi enviada 19h50 mas não houve resposta. Depois disso a assessoria do Metrô foi procurada mas ninguém foi encontrado,nem atendeu os telefonemas.

OBS: UM DOS MINISTROS QUE MAIS VIAJAM DE AVIÃO, É O MINISTRO CARDOSO. PORQUE ELE NÃO VAI À SUIÇA E COM SUA AUTORIDADE, E RESGATA ESSA DOCUMENTAÇÃO QUE "ABRIRIA AS PORTAS" PARA MUITAS CONDENAÇÕES NO BRASIL? QUE LEVE UMA COMISSÃO DE TREIS DEPUTADOS ESTADUAIS PARA AUXILIÁ-LO. SER MINISTRO INOPERANTE É FÁCIL. AGIR NOS LIMITES DE SUA AUTORIDADE PARA A MELHORA DA ÉTICA NOS EMPREENDIMENTOS PÚBLICOS DO BRASIL, É O QUE NOSSA JUVENTUDE ESTÁ PEDINDO NAS RUAS.
 

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