segunda-feira, 17 de junho de 2013

IBGE TEM LEVANTAMENTO DESDE 1994 QUE MOSTRA A GANÂNCIA DOS EMPRESÁRIOS QUE, EM CONLÚIO COM AS AUTORIDADES MANIPULARAM AS PLANILHAS PARA AUMENTAR SUAS LUCRATIVIDADES. EM INDAIATUBA O PREFEITO MUNICIPAL AFIRMOU QUE EM 2013, AS TARIFAS FORAM AUMENTADAS ABAIXO DA INFLAÇÃO DO PERÍODO. MAS O ESTUDO MOSTRA QUE ESSAS PLANILHAS VEM SENDO MANIPULADAS DESDE 1999. EM NOSSA CIDADE AS TARIFAS PRECISAM BAIXAR, MESMO PORQUE O SERVIÇO AQUI, É DE MÁ QUALIDADE, NÃO HÁ REGULARIDADE NOS HORÁRIOS E EM MUITOS PONTOS AS PESSOAS ESPERAM SUAS CONDUÇÕES SOB CHUVA OU SOB SOL ESCALDANTE. EM NOSSA CIDADE É PRECISO QUE TENHAMOS PELO MENOS DUAS EMPRESAS PARA QUE HAJA UMA CONCORRÊNCIA TANTO NOS PREÇOS COMO NA QUALIDADE DO SERVIÇO. TEMOS UMA SÓ EMPRESA QUE, PARA ESCAPAR DO FISCO JÁ MUDOU DE NOME VÁRIAS VEZES, SOB AS VISTAS DE NOSSOS "AGUERRIDOS VEREADORES".

Protestos

Ao vivo: as manifestações em SP, RJ, BH e Brasília em 17 de junho

Acompanhe os eventos em tempo real
por Redaçãopublicado 17/06/2013 15:26, última modificação 17/06/2013 17:39
Foto: Mídia NINJA
Ato no Largo da Batata
Milhares de pessoas ocupam o Largo da Batata, em São Paulo, nesse momento durante a concentração do 5º Ato contra o aumento da tarifa de transporte coletivo
 
Neste post, CartaCapital vai acompanhar em tempo real as manifestações contra o preço das tarifas de ônibus em algumas das maiores cidades do país. Acompanhe:

17h30: Segundo informações atualizadas do jornal Correio Braziliense, perto de 2,3 mil pessoas estão reunidas na Praça do Museu da República, na Esplanada, para a "Marcha do Vinagre". Cerca de 400 policiais estão no local. A PM pediu que os manifestantes não ultrapassassem as duas das seis faixas do Eixo Monumental autorizadas para o ato. Eles também solicitaram que os manifestantes não invadam prédios públicos ou agridam os policiais.

17h22: Cerca de 300 pessoas estão na Praça do Museu da República na Esplanada, em Brasília, para participar da "Marcha do Vinagre". Os manifestantes devem fazer um minuto de silêncio em frente ao Congresso, às 18h. As informações são do jornal Correio Braziliense

17h18: Líderes do Movimento Passe Livre (MPL) e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), teriam feito uma reunião sigilosa na manhã desta segunda-feira 17. A informação é do blog de Renato Rovai, da Revista Fórum.
De acordo com o blog, foram discutidas “possíveis soluções para financiar o transporte público com o objetivo de impedir que seja bancado quase que exclusivamente pela população”. Ainda segundo o blog, Haddad teria dito aos manifestantes que “há pautas comuns” entre sua administração e o MPL, como o repasse de parte da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para os municípios.

O MPL e a prefeitura não confirmaram a existência da reunião.

17h07: Segundo o Twitter da Rádio Gaúcha, um grupo de 20 manifestantes está na frente do prédio da Prefeitura de Porto Alegre com cartazes. No centro da cidade, um cordão isola a entrada no Paço Municipal. A manifestação deve começar às 17h.

17h03: Manifestantes já estão reunidos em frente à Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro, para os protestos desta segunda-feira contra o aumento do preço das tarifas de transporte na cidade. Foto: Twitter / Pablo Grilo (@apgrilo)

16h57: Em São Paulo, vinagre dá cadeia. O repórter de CartaCapital Piero Locatelli narra sua prisão por "porte de vinagre", na quinta-feira passada, revela a violência contra detidas e lamenta que não-jornalistas não tiveram a mesma sorte e seguiram presos.

16h52: Os protestos e a falência moral do Brasil. Leia a análise de José Antonio Lima sobre a repressão policial de quinta-feira.

 16h48: Imagem mostra o Largo da Batata, em São Paulo, às 16h20 desta segunda-feira. O local é o ponto de encontro dos manifestantes paulistas nesta segunda. (foto: Lino Bocchini, de CartaCapital)

16h43: O ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), realizou um discurso duro em entrevista. Segundo ele, o governo federal não vai tolerar manifestações que tentem impedir jogos, diz Aldo Rebelo

16h28: Após a selvageria da quinta-feira passada, quando a PM deixou várias pessoas feridas, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu proibir o uso de balas de borracha para conter nas manifestações. A Tropa de Choque também não deve participar da "segurança" nesta segunda-feira.

16h08: Por volta das 16h, cerca de mil pessoas já estão no local da manifestação em São Paulo, o Largo da Batata, na região de Pinheiros. Estão presentes militantes de diversos movimentos, como os partidos PSTU e PCO, a Assembleia Nacional de Estudantes – livre (Anel), a Central Sindical e Popular (Conlutas) e a Aliança Juventude Revolucionária (AJR). O efetivo da força de segurança, por enquanto, é de 100 PMs, em 2 ônibus, e 50 em motos (Rocam)Lino Bocchini, editor do site de CartaCapital

15h57: Confira a agenda de protestos para esta segunda-feira.

15h54: Em Belo Horizonte, as manifestações seguem pacíficas. A PM e sua tropa de choque fazem cordões de isolamento ao redor dos manifestantes.

15h41: De acordo com o portal Terra, a manifestação próxima ao estádio do Mineirão, em BH, é comandada por professores e sindicatos ligados à educação. Eles se reuniram inicialmente na Igreja da Pampulha, próxima ao estádio.
(Foto: Natalia Quaresma / leitora)

 15h32: Duas grandes manifestações contra o aumento do preço das tarifas de transporte coletivo estão programadas para às 17h desta segunda-feira em São Paulo e no Rio de Janeiro.
15h20: Nesta segunda-feira, Belo Horizonte amanheceu com uma grande presença de militares do Exército ocupando diversos pontos estratégicos da cidade. Em entrevista à TV Alterosa, de Minas Gerais, o tenente-coronel Messeder, chefe da Comunicação da 4ª Região do Exército, disse que a intenção é proteger a cidade, uma das sedes da Copa das Confederações. Questionado sobre a possibilidade de o Exército trabalhar em parceria com a Polícia Militar para conter manifestantes, Messeder disse que as Forças Armadas estão "prontas" a ajudar a PM. "Inicialmente a PM tem totais condições de cumprir a sua missão. Nós esperamos que não seja necessária a atuação do Exército para atuar nesse sentido, mas nós estamos prontos", afirmou.
15h15: De acordo com o portal R7, da TV Record, há 12 mil pessoas nos protestos de Belo Horizonte nesta tarde.
15h: Manifestantes, cerca de 2,5 mil segundo o jornal Estado de Minas, estão nas ruas de Belo Horizonte. Eles ocuparam a Praça Sete, no centro da capital mineira.

OBS. É PRECISO ATENTAR PARA O DETALHE DO GRÁFICO PRODUZIDO PELOS TÉCNICOS DO IBGE, QUE MOSTRA A MANIPULAÇÃO DOS ÍNDICES DE PREÇOS (INFLAÇÃO) DESDE 1999 ATÉ 2013, EM CONFRONTAÇÃO COM OS AUMENTOS DAS TARIFAS DE ÔNIBUS E DO METRÔ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário