quinta-feira, 13 de junho de 2013

O EGO É MAIOR QUE GURGEL.

Afinidade com Deborah Duprat era insuficiente, diz Gurgel sobre demissão

Procurador-geral confirmou que dispensou a vice-procuradora após discordâncias sobre lei que limita criação de partidos; Deborah é um dos nomes cotados para o lugar de Gurgel

Wilson Lima- iG Brasília | - Atualizada às
 
O procurador-geral da república Roberto Gurgel afirmou nesta quarta-feira que dispensou a subprocuradora Deborah Duprat das funções de vice-procuradora-geral por não conseguir mais “manter um convívio institucional” com a colega.

Entenda: Roberto Gurgel destitui Deborah Duprat do cargo de vice-procuradora-geral
 
Duprat era a favor do projeto de lei 4.470/12, que limita as regras para a criação de novos partidos, e Gurgel contrário. A tramitação do PL está trancada por causa de uma liminar deferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Nesta quarta-feira, o pleno do Supremo começou a analisar a questão.
Alan Sampaio / iG Brasília
Gurgel alegou falta de afinidade para dispensar Deborah Duprat do cargo de vice-procuradora
Na visão de Gurgel, o Supremo tem prerrogativas para impedir a tramitação de projetos de lei que são considerados inconstitucionais. A vice-procuradora-geral discordou, em entrevista coletiva na semana passada, e disse que deve ser respeitada a independência do Poder Legislativo quanto à fixação de regras para a criação de novas legendas. Na terça-feira, Gurgel encaminhou um documento a todos os ministros desautorizando Duprat a se manifestar, como representante da Procuradoria-Geral da República (PGR), nesse caso específico.

Leia também: Restrição a partidos traz à tona debate sobre interferência no Legislativo

Segundo Gurgel, é necessário manter-se uma unidade de comportamento entre procurador-geral e vice-procurador-geral, algo que já não estava ocorrendo nas últimas semanas. “Foi por isso que, no uso da minha atribuição, sem que isso implique qualquer restrição pessoal à dr. Deborah, mas vi que não havia como mantermos, digamos, esse convívio na condição de procurador-geral e de vice-procurador geral”, disse o Gurgel.
“Realmente, foi algo feito em razão de um episódio que revelou que essa afinidade, essa sintonia, já não era suficiente para que se mantivesse essa relacionamento institucional. A decisão foi tomada em razão desse episódio da semana passada”, confirmou Gurgel dizendo que “não havia como prolongar” a permanência de Duprat na função até sua aposentadoria, prevista para segunda quinzena de agosto.
O procurador-geral também negou qualquer tentativa de influenciar na escolha do seu sucessor. Duprat faz parte da lista tríplice. Temporariamente, o cargo de vice-procurador-geral será ocupado pela vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Verônica Cureau. Ela acumulará as duas funções. Duprat é um dos nomes da lista tríplice encaminhada à presidente Dilma Rousseff para ocupar o lugar de Gurgel.

OBS: UMA DECISÃO ABSURDA: ÀS VÉRPERAS DE SUA APOSENTADORIA (JULHO), ESSE GURGEL, JÁ DEVERIA ESTAR LIMPANDO SUAS GAVETAS. MAS POR SEU MODO AUTORITÁRIO, ELE QUER AO SEU LADO, UMA PESSOA QUE FIQUE LAMBENDO SUAS BOTAS. ESSE CIDADÃO NÃO ADMITE DISCORDÂNCIAS DE SUAS PROPOSTAS !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário