quinta-feira, 6 de junho de 2013

OS ESPECULADORES ESTÃO À ESPREITA. SÃO GULOSOS INSACIÁVEIS........

Economia

Opinião/Luiz Antonio Cintra

A farsa do cansaço estrangeiro

A quem interessa afirmar que os investidores estão cansados do Brasil? Aos próprios
por Luiz Antonio Cintra — publicado 05/06/2013 12:08, última modificação 05/06/2013

A quem interessa afirmar que os “investidores estrangeiros estão cansados do Brasil”? Aos próprios
Investimento estrangeiro



A quem interessa afirmar que os “investidores estrangeiros estão cansados do Brasil”? Aos próprios, hoje dispostos a criar um clima favorável ao aumento dos juros além dos 8% ao ano da Selic, a taxa básica que remunera os títulos da dívida pública.
A esses “investidores” também faz sentido pressionar para as regras em negociação das concessões públicas programadas serem as mais favoráveis possíveis. Nada como ter o governo contra as cordas, por motivos justos ou injustos, para barganhar vantagens.
Cria-se a ficção de um governo exageradamente “intervencionista”, como se mundo afora o cenário de crise permitisse outra opção a não ser intervir para se contrapor aos problemas criados pela desregulação irresponsável.
Cita-se, com razoável dose de cinismo, o caso das concessões do setor elétrico, que seriam um exemplo de medida imposta “de cima para baixo”. Mas ninguém familiarizado com o mundo dos negócios poderia supor que a queda da taxa de lucro imposta aos acionistas das empresas elétricas (para reduzir o custo da energia para milhões de empresas e famílias) seria acordada de forma consensual.

Os especuladores argumentam, em suas declarações públicas evidentemente interesseiras, que há “incoerência”, onde há a tentativa de se contrapor às saídas arquitetadas nos países desenvolvidos para recuperar suas respectivas economias, com destaque para os EUA e, mais recentemente, o Japão.
Com a decisão de reduzir o IOF nas aplicações dos estrangeiros em renda fixa, medida anunciada pelo governo na terça-feira 4 para se contrapor à alta do dólar e à elevação dos juros norte-americano, infla-se uma nova ilusão: os tais especuladores “agora voltaram a ser bem-vindos”.
Mas não é verdade. As operações nos mercados futuros, os famigerados derivativos, seguem sobretaxadas, novidade intervencionista que reduz o lucro da especulação.
“Os investidores estão cansados”, diz hoje um desses especuladores. Ele ‘esquece’ da série de operações bem sucedidas das últimas semanas no exterior: a Petrobras captou 11 bilhões de dólares, o Banco do Brasil fez a maior abertura de capital dos últimos seis meses, o Tesouro lançou bônus no mercado internacional pagando a menor taxa da história, sem falar no apetite dos investidores pelas concessões na área de petróleo.

OBS: QUALQUER ASSUNTO NO CAMPO ECONÔMICO, PROVOCA ALVOROÇO ENTRE OS ESPECULADORES. QUANDO PODEM, SOLTAM BOATOS, PLANTAM NOTÍCIAS FALSAS NA MÍDIA, PARA CAUSAR APREENSÃO ENTRE OS POUPADORES, ENTRE OS QUE TEM DINHEIRO EM APLICAÇÃO FINANCEIRA. "QUEREM VER O CIRCO PEGAR FOGO". PARA NA CONFUSÃO, GANHAR SEUS TROCADOS. JOGAM CONTRA NOSSO PAÍS, PARA PODER GANHAR SEU DINHEIRINHO SUJO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário