domingo, 9 de junho de 2013

OS ESPECULADORES ESTÃO PLANTANDO BOATOS NA MÍDIA

Ameaça de rebaixar nota do Brasil tem caráter político
Publicado em 08-Jun-2013

Secretário dos EUA mostra honestidade intelectual que falta a muitos no BrasilAs declarações de um alto funcionário dos Estados Unidos sobre a ameaça da Standard & Poor´s de rebaixar a classificação de risco do Brasil só reforçam a nossa percepção sobre o caráter político da avaliação da agência e do relatório do FMI vendo riscos na economia brasileira.

Eu já disse aqui e repito: tanto a avaliação da S&P e as recomendações do FMI, além de se basearem em fatos pretéritos, não têm relação com os fundamentos da economia brasileira e não levam em conta as medidas adotadas pelo governo.

Tanto é que, em visita ao Brasil, José Fernandez, secretário de Estado Adjunto para Assuntos Econômicos e Comercial dos EUA, disse que, do ponto de vista das companhias americanas, “há muito interesse em investir no Brasil”. Para ele, "é preciso deixar a retórica de lado e se concentrar nos números".

Ele ainda disse que a situação econômica global, com a estabilização da China, a crise da Europa, e o avanço lento da economia dos Estados Unidos, afetam inevitavelmente a economia brasileira.

Fernandez acrescentou que o comércio entre os dois países triplicou em 10 anos e que o número de turistas brasileiros nos EUA dobrou nos últimos cinco anos. "Para mim, isso é um bom parceiro comercial. Nos negócios, os números contam, não a retórica".

Exatamente, retórica. E uma retórica no sentido de pressionar o Brasil para mudar seu modelo de desenvolvimento e, pior, criar falsas expectativas no mercado que reforçam esse objetivo.

O secretário de Estado Adjunto tem a honestidade intelectual que falta a muitos no Brasil, destacando os efeitos da crise mundial na atual situação econômica do Brasil.


OBS: TRANSCRITO DO BLOG DO ZÉ DIRCEU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário