domingo, 9 de junho de 2013

REUNIÃO HISTÓRICA NA CORÉIA

 

Após tensão, Coreias se encontram em aldeia na fronteira entre os dois países

Reunião em 'aldeia da trégua' é a primeira em dois anos e vai determinar agenda para encontro ministerial na próxima semana

iG São Paulo | - Atualizada às
 
Delegados dos governos da Coreia do Sul e a Coreia do Norte começaram neste domingo as conversas preparatórias na “aldeia da trégua”, que fica na fronteira fortemente armada entre os dois países. O encontro visa a definir regras básicas para uma futura reunião, agendada para a próxima semana, entre ministros para a atenuação da animosidade entre os dois países e para estabelecer projetos de aproximação.

Quinta: Coreias concordam em retomar diálogo sobre complexo industrial conjunto
AP
Chefe da delegação norte-coreana Kim Song-hye (centro) cumprimenta delegados da Coreia do Sul
Dificuldade: Informações sobre Coreia do Norte e seu líder continuam fora do alcance

A aldeia de Pnmunjom, local onde a trégua da guerra entre as duas Coreias (1950-1953) foi assinada, volta a ser palco de armistício. A reunião deste domingo é o primeiro encontro oficial entre os países rivais em mais de dois anos.
As tensões na Penísula Coreana diminuíram no mês passado, depois de ânimos exaltados várias semanas após a Organização das Nações Unidas (ONU) ter endurecido as sanções contra a Coreia do Norte por causa do terceiro teste nuclear em fevereiro.

Punição: ONU aprova novas sanções contra Coreia do Norte após terceiro teste nuclear
 
Em outro sinal de mais alívio das tensões, a Coreia do Norte reabriu acesso à Cruz Vermelha com a Coreia do Sul na sexta-feira.
"Qualquer diálogo hoje será uma oportunidade para cuidar de questões administrativas e técnicas para o sucesso da reunião entre os ministros," disse Chun Hae-sung, um dos delegados sul-coreano, ainda em Seul momentos antes da partida para Panmunjon.
AP
Visitantes deixam fitas em cerca de arame farpado perto de Panmunjom
Ele afirmou que a delegação sul-coreana vai ter em mente que “o desenvolvimento da relação entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte começa por pequenas coisas e a construção gradual da confiança”.
Durante as negociações desta manhã, os delegados discutiram a agenda da reunião ministerial, além de local, data e número de participantes e também quanto tempo eles vão ficar em Seul, caso o encontro seja feito lá.
 
OBS. 1- MUITO IMPORTANTE ESSA APROXIMAÇÃO ENTRE DOIS PAÍSES QUE JÁ FORAM UM SÓ. QUE CONTINUEM A SE REUNIR, POIS ESSE É O CAMINHO DA PAZ.
 
OBS:2-  UM FATO A SER OBSERVADO: NO TEXTO, TEM MATÉRIA EM QUE A "ONU", APLICA SANÇÕES SOBRE A CORÉIA DO NORTE APÓS TESTES NUCLEARES. QUANDO OS OUTROS PAÍSES PODEROSOS FIZERAM EXPLODIR ARTEFATOS PARA TESTES NUCLEARES, COMO A FRANÇA, ESTADOS UNIDOS, ÍNDIA, PAQUISTÃO, CHINA, A ONU NUNCA APLICOU SANÇÕES A ESSES PAÍSES. E FORAM MUITAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS . ONDE ESTÁ A TAL COERÊNCIA DA "ONU" ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário