terça-feira, 11 de junho de 2013

SOB CHUVA, MOVIMENTO CONTRA ALTA NAS TARIFAS MOSTRA FORÇA.

11.junho.2013 15:29:53

Manifestantes fazem 3º protesto contra a alta na tarifa de ônibus em SP

1
8h23 – Manifestantes mudaram de rota e não vão mais seguir em direção à Câmara Municipal, no centro da cidade. Eles entraram no túnel abaixo da Praça Roosevelt e tomaram nos dois sentidos da Ligação Leste-Oeste.
18h21 – Durante a passeata desta terça-feira, 11, manifestantes distribuíram panfletos convocando para outro ato, nesta quinta-feira, 13.
18h11 - Mesmo sob chuva forte, trovões e raios, manifestantes seguem pela Rua da Consolação. Eles gritam “vem pra chuva, vem, contra o aumento”.
Chuva não tirou ímpeto dos manifestantes. Na foto, descida da Rua da Consolação. Foto: Clarice Cudischevitch/Estadão
18h02 – Manifestantes com o rosto coberto picham paredes. A passeata pela Consolação é acompanhada pela Tropa de Choque da Polícia e por três caminhões dos Bombeiros. O policiamento segue atrás dos manifestantes. Houve uma tentativa de bloquear a Consolação no sentido Rebouças, mas a polícia conseguiu evitar a interdição. Os manifestantes se encontram agora próximos à Praça Roosevelt. (Clarice Cudischevitch)
Manifestantes picham paredes na Consolação. Tropa de Choque da PM acompanha marcha. Foto: Clarice Cudischevitch/Estadão
17h55 - São Paulo registra agora 87 km de lentidão nas vias monitoradas pela CET. Acompanhe a situação do trânsito na região da Avenida Paulista.
17h49 – Manifestantes começam a descer sentido Consolação. Ocuparam todas as faixas. A polícia tenta a muito custo liberar ao menos ao menos uma das faixas mas não consegue. A tensão aumentou, mas ainda não houve confronto. Veja vídeo:


17h44 – Manifestantes acertaram com a PM caminhar até a Câmara Municipal pela Consolação. O acordado, segundo o tenente-coronel Marcelo Pignatari, responsável policiamento, é que o grupo ocupe apenas uma das faixas da via. Cerca de 400 policiais devem acompanhar a passeata, segundo o tenente. Entre os manifestantes, no entanto, há quem não pretenda cumprir o acordo.
17h43 – Veja vídeo da manifestação na Avenida Paulista:

17h25 – A Avenida Paulista continua fechada na altura da Rua Bela Cintra, até a Rua da Consolação, sentido Consolação. PMs não conseguiram conter o avanço de manifestantes. No sentido Paraíso, um cordão de isolamento de policiais conseguiu evitar a ocupação de duas das três faixas. Muitas pessoas ainda estão chegando ao ato e o movimento na região é intenso. As estações de Metrô próximas seguem abertas. No sentido Paraíso, duas faixas se mantêm liberadas pela ação da PM.
17h17 – Avenida está fechada entre as ruas Bela Cintra e Consolação, no sentido Consolação, por causa do excesso de manifestantes, que ocupam as vias e as calçadas. Policias formaram um cordão de isolamento para conter o avanço da massa e mantê-la na Praça do Ciclista. A desobstrução das vias tem sido uma preocupação da PM desde o início do ato.
17h03Interromper trânsito durante o protesto é “vandalismo” e “caso de polícia”, diz o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sobre atos recentes pela redução da tarifa de ônibus na capital paulista. Alckmin e o prefeito Fernando Haddad estão em Paris para defender a candidatura da cidade de São Paulo na Expo 2020, uma das maiores feiras de eventos do mundo.
17h00 – Está enfrentando problemas na região da Avenida Paulista? Mande seu relato nos comentários do Facebook do Estadão. Você também pode postar fotos no Instagram com a hashtag #TransitoEstadao
16h50 – O Banco Safra, na esquina da Rua Augusta com a Avenida Paulista, teve a entrada cercada de grades para impedir o acesso ao prédio. Outros edifícios, como o da Justiça Federal, também adotaram a medida. Por hora, no entanto, o comércio está aberto e funciona normalmente na região. Nas manifestação de quinta-feira passada, 6, bancas foram depredadas e bares tiveram mesas e cadeiras arremessadas.

OBS: ESSE MOVIMENTO ESTÁ SE CONSOLIDANDO. MESMO SOB CHUVA, EXISTE UMA ANIMAÇÃO CRESCENTE. OS GOVERNANTES TERÃO QUE DIALOGAR COM A POPULAÇÃOA E VOLTAR COM OS PREÇOS AOS R$ 3,00. É MUITO IMPORTANTE QUE HAJA MAIOR FORTALECIMENTO DO POVO QUE SOFRE COM O AUMENTO DAS PASSAGENS. SÓ COM O POVO NAS RUAS É QUE A CLASSE POLÍTICA PARA E REFLETE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário