domingo, 16 de junho de 2013

A INGLATERRA JÁ TEVE SEUS DIAS DE GLÓRIA E AGORA, SEGUNDO O EX-AGENTE DA CIA EDWARD SNOWDEN, "COM JOGO RASTEIRO" MONTOU ESQUEMA DE ESPIONAGEM PARA OBTER VANTAGENS NESSE CONCLAVE, POIS CONSEGUIA LER OS E-MAILS DOS PARTICIPANTES

16 de Junho de 2013 atualizado às 20h51

Reino Unido interceptou conversas durante reunião do G20, diz Snowden

Nova denúncia foi feita pelo site do jornal The Guardian Foto: Reprodução
Nova denúncia foi feita pelo site do jornal The Guardian
Foto: Reprodução
    Políticos e oficiais que participaram do encontro do G20 em Londres, em 2009, tiveram seus computadores monitorados e ligações de celular interceptadas pelos anfitriões. Alguns delegados chegaram a ser enganados para usar lan houses que foram preparadas pela inteligência britânica para esta pudesse ler seus e-mails. As informações estão em documentos fornecidos pelo ex-agente da CIA Edward Snowden e foram divulgadas pelo jornal britânico The Guardian.

O Reino Unido se prepara para sediar outro encontro internacional de governantes - o G8. Todos os países participantes da cúpula que ocorre em solo britânico participaram da reunião do G20 em 2009 e foram alvos de espionagem.


O nome de Snowden percorreu o planeta depois que ele divulgou que a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) acessava dados de celulares e da internet - o que o governo americano defende que foi necessário para combater o terrorismo. Segundo o Guardian, a espionagem de 2009 aparentemente foi feita para garantir vantagens em encontros com outros países durante a reunião do G20.

Em 2009, duas reuniões do G20 (países industrializados e emergentes) foram realizadas em Londres, um em abril e outra em setembro, organizadas pelo então primeiro-ministro trabalhista Gordon Brown.

Além da denúncia apresentada hoje, o The Guardian também foi responsável pela publicação dos documentos secretos filtrados por Snowden, os quais evidenciam a espionagem de telefones e serviços de internet em massas nos EUA realizada pela Agência Nacional de Inteligência (NSA).

Com informações da agência EFE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário