domingo, 16 de junho de 2013

APLAUDIR OU PROTESTAR ESTÁ NO ÂMAGO DE UM REGIME DEMOCRÁTICO

Grupo organiza um protesto neste domingo no Maracanã


16 de junho de 2013 | 14h 32

TIAGO ROGERGO - Agência Estado
Cerca de 200 manifestantes estão concentrados em frente à estação São Cristóvão do metrô, uma das três que dão acesso ao Maracanã, onde México e Itália jogam, a partir das 16 horas, pela Copa das Confederações. O grupo pretende caminhar até o estádio, mas a Polícia Militar, com o batalhão de choque, montou cinturões de segurança que impedem a passagem de pessoas sem ingressos ou credenciais.

"Fazemos parte de um movimento pacífico contra a má administração pública, não só o aumento da passagem", disse um dos líderes do movimento, o estudante de Direito Adolfo Vieira Tavares, de 28 anos. "Sindicatos e partidos têm tentado se intrometer, mas queremos uma manifestação popular, um movimento do povo."

Ele também disse ter recebido da polícia a garantia de que todos poderiam caminhar até o Maracanã, desde que pacificamente. Mas o responsável pelo policiamento no local, Major Simão, informou que os manifestantes não vão passar pelas barreiras de acesso ao estádio.

A manifestação, convocada nas redes sociais, teve cerca de 20 mil confirmações de presença. No local, entretanto, os organizadores estimam contar com a participação de cerca de 7 mil pessoas.

No sábado, antes da abertura da Copa das Confederações, o Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha), palco do jogo entre Brasil e Japão, também recebeu um protesto contra os gastos públicos para a realização da competição. Com um cordão de isolamento, a polícia evitou que os manifestantes se aproximassem dos portões de acesso da arena. E a manifestação acabou em confronto com a PM.

OBS: MUITO IMPORTANTE QUE A POLÍCIA NÃO PRUDUZA VIOLÊNCIAS CONTRA OS QUE SE MANIFESTAREM HOJE NO MARACANÃ. EXISTE UM CLIMA DE DESCONTENTAMENTO, DIANTE DAS TARIFAS DOS TRANSPORTES PÚBLICO. MAS UM JOVEM AFIRMOU: "FAZEMOS PARTE DE UM MOVIMENTO PACÍFICO CONTRA A MÁ ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NÃO SÓ O AUMENTO DA PASSAGEM". REALMENTE, A CLASSE POLÍTICA NESSA FASE DE NOSSA VIDA, ESTÁ DE UMA MEDIOCRIDADE SEM LIMITES. SÃO ELEITOS PARA DEFENDER E MELHORAR A VIDAS DAS PESSOAS, MAS QUANDO ENTRAM PARA UM MANDATO, TRATAM DE BUSCAR AS VANTAGENS PARA SI E PARA SEUS FAMILIARES E SEUS AMIGOS. MANIPULAM OS RECURSOS PÚBLICOS SEM O CRITÉRIO DA SENSATEZ, DA JUSTIÇA. JÁ VEM DE LONGE ESSA SITUAÇÃO, MAS NÃO FAZ SENTIDO, VIVERMOS NUM PAÍS RICO E TERMOS DEZENAS DE MILHARES DE FAMÍLIAS AINDA MORANDO EM CASAS SEM SANEAMENTO BÁSICO, SEM TRANSPORTE DE QUALIDADE, SEM UM SISTEMA DE SAÚDE ORGANIZADO E EFICIENTE. NOSSOS DIRIGENTES QUE TOMEM ATENÇÃO. OS JOVENS ESTÃO COBRANDO A FATURA DA EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário