quarta-feira, 12 de junho de 2013

ARTISTAS GLOBAIS "VESTEM A CAMISA" DA JUSTIÇA SOCIAL

Bono Vox e outros astros protestam contra a fome antes da cúpula do G-8

11 de junho de 2013 | 15h33
Gustavo Santos Ferreira
A menos de uma semana da próxima reunião do G-8, astros da música, liderados por Bono Vox, preparam-se para dar voz aos 900 milhões de esfomeados do mundo – destaca o Guardian desta terça-feira, 11. A cúpula está marcado para começar na próxima segunda-feira, 17, na Irlanda do Norte.
Além da banda de Bono, o U2, a ação chamada agit8, antecedente ao encontro dos líderes dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia, terá a participação de Elvis Costello, Will.i.am, Ed Sheeran e Green Day. Fora do mainstream da música pop, artistas de Mali, Etiópia, África do Sul, Nigéria e Argélia também atuarão.
bono_1.JPG
Bono. ‘A pobreza não é natural’

Nestas quarta e quinta-feira, dias 12 e 13, serão várias as apresentações espalhadas por todo o centro de Londres – informa o Guardian. O grupo humanitário One, do qual Bono é cofundador, pretende erguer bandeiras anticorrupção e favoráveis a uma redistribuição de renda capaz de acabar com a fome.
“Nesta semana lembraremos as palavras do grande manifestante Nelson Mandela”, afirmou Bono ao jornal. “A pobreza não é natural e milhões de pessoas estão presas a elas… Chegou a hora de libertá-las”.
Duas exigências básicas serão feitas ao G-8: (1) apoio a uma revolução alimentar na África; e (2) transparência na gestão de recursos destinados ao combate à miséria.
“Milhões são perdidos semanalmente nos fundos para combater a fome e a pobreza nos países subdesenvolvidos por causa da corrupção”, acusa Adrian Lovett, diretor executivo do grupo One na Europa.
Releituras de clássicas músicas de protesto pipocarão na internet nos próximos dias. Entre as mais aguardadas estão a de Ed Sheeren para Masters of War, de Bob Dylan; e a de Elvis Costello para The Gost of Tom Joad, de Bruce Springsteen.
Enquanto o agit8 não solta suas novas versões, você pode acompanhar neste vídeo uma apresentação do clássico de Springsteen na voz do autor:


 OBS: MUITO IMPORTANTE ESSA MANIFESTAÇÃO POLÍTICA DOS ARTISTAS, DIANTE DE UMA REUNIÃO DOS PAÍSES RICOS DO PLANETA. EM GRANDE PARTE SÃO ESSES PAÍSES QUE MANOBRAM A ECONOMIA GLOBAL, DITAM AS REGRAS, PROVOCAM AS OSCILAÇÕES NAS OFERTAS E PROCURAS DE BENS A NÍVEL MUNDIAL. É PRECISO REDUZIR A GANÂNCIA DELES, PARA QUE A FOME NO MUNDO SEJA REALMENTE BANIDA DO PLANETA. A ÁFRICA SEMPRE FOI O CONTINENTE MAIS CASTIGADO POR ESSA PRAGA CHAMADA FOME, QUE É ORIGINÁRIA DA GANÂNCIA DOS PAÍSES RICOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário