terça-feira, 18 de junho de 2013

DINHEIRO PÚBLICO, MUITO BEM EMPREGADO. SÃO OBRAS QUE ALCANCEM A POPULAÇÃO DE FORMA INTELIGENTE QUE NOSSO PAÍS PRECISA.

17/06/2013 12h00- Atualizado em 17/06/2013 12h00

Teleférico do Morro do Alemão, no Rio, transporta 12 mil pessoas por dia

Desde a inauguração, em julho de 2011, foram mais de seis milhões de passageiros. O Morro da Providência será o próximo a ganhar o teleférico.



 


No Rio, os teleféricos estão na moda. No Complexo do Alemão, a maioria dos passageiros nos fins de semana já é de fora da comunidade. E outras favelas também vão ganhar o seu.
A mexicana Guilhermina Martinez veio com a família conhecer a nova atração turística do Rio: o teleférico que serve ao complexo de favelas do Alemão, na Zona Norte da cidade.
A sergipana Ana Patrícia admite: veio cheia de receios com a altura. “Fique trêmula mesmo. Eu estou pálida, mas é muito bom e bonito”, diz a turista Ana Patrícia Mota.
Com ou sem medo, são os turistas os que mais frequentam as barcarolas nos fins de semana. Querem conhecer a rotina dos mais de 60 mil moradores das 13 comunidades.
Das pipas nos céus às residências, uma sobre as outras. A viagem da primeira estação, Bom Sucesso, até a última, Palmeiras, dura 16 minutos.
O teleférico do Morro do Alemão fui inaugurado em julho de 2011. A vista que se tem de cima é impressionante, e mais impressionante ainda são as transformações ocasionadas pelo teleférico, a começar pelo número de pessoas transportadas diariamente: 12 mil pessoas.
Em quase dois anos, foram mais de seis milhões de passageiros. A próxima comunidade pacificada do Rio a ganhar o teleférico, é o Morro da Providência, no Centro da cidade. O serviço ainda passa por testes. Até 2016 outra favela, a Rocinha, também vai ter um teleférico, que será ligado à nova estação do metrô.
No Alemão, quem é morador, tem direito a duas viagens diárias de graça. “A gente se sente mais segura, mais segura mesmo. E com isso estão chegando outros benefícios para a comunidade. Acaba tendo o privilégio de participar de tudo o que está acontecendo”, declara Georgina Santana Gomes, enfermeira.
Visitantes pagam R$ 5, ou R$ 1 se utilizarem bilhete único. “Esse ano eu já vim duas vezes, e as duas vezes eu estive aqui por eu achar maravilhoso isso”, diz a turista Maria da Ajuda.
O corretor de imóveis Edson, considerou o passeio melhor do que outro muito mais famoso. “Tinha isso para o Pão de Açúcar e, se fosse para fazer uma troca de lá para cá, devido à curiosidade para o lado de cá, eu voltaria com certeza“, diz Edson da Silva, corretor de imóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário