sábado, 8 de junho de 2013

"EM CASA QUE FALTA PÃO, TODO MUNDO GRITA E NINGUÉM TEM RAZÃO

União Europeia rebate FMI e expõe divisão na troica

Programa de ajuda financeira à Grécia provocou desentendimentos entre União Europeia, FMI e Banco Central Europeu

Agência Estado |
 
Agência Estado
O comissário de Assuntos Econômicos da União Europeia, Olli Rehn, reagiu a críticas feitas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) pela maneira como a Comissão Europeia tratou do programa de ajuda financeira à Grécia. "Não acho justo que o FMI tente lavar suas mãos e jogar a água suja sobre ombros europeus", afirmou Rehn em conferência em Helsinque.
LEIA TAMBÉM:
Crise na Europa provoca maior êxito em 50 anos
Reuters
Olli Rehn, comissário de Assuntos Econômicos da União Europeia

Na quarta-feira, 5, o FMI divulgou um relatório no qual admite ter cometido erros de julgamento no caso da Grécia, mas diz que a Comissão Europeia também teve parte da culpa.
Com o Banco Central Europeu (BCE), as duas instituições compõem a chamada troica, que administra os pacotes de ajuda financeira para Grécia, Irlanda, Portugal e Chipre. O relatório do FMI e a reação de Rehn levantam dúvidas sobre o histórico da atuação da troica e sobre a perspectiva de uma cooperação futura.
Em entrevista ao Wall Street Journal, também concedida ontem (7), Rehn disse que a Comissão Europeia continuará a trabalhar com o FMI na gestão dos programas de ajuda, já que essa é a vontade dos países da zona do euro. "Continuaremos a trabalhar de modo a apoiar os países vulneráveis, conforme os países-membros afirmaram de maneira clara que o FMI é parte dessas operações. Dito isso, precisamos refletir sobre os métodos de trabalho da troica", disse o comissário.
Ele também afirmou que está "em contato constante com Christine Lagarde", a diretora-gerente do FMI, mas recusou-se a responder se eles conversaram sobre o relatório.
Vários funcionários europeus disseram que o FMI não alertou a Comissão Europeia de que divulgaria o relatório, nem enviou uma cópia à comissão, mesmo depois de seu conteúdo ter sido divulgado pelo Wall Street Journal. A comissão teve de esperar para ler o documento quando o FMI o disponibilizou na internet, na noite de quarta-feira.
O relatório do FMI diz ainda que a UE não conseguiu impor disciplina fiscal aos países da zona do euro, e não tinha experiência em gestão de crises. Segundo o documento, a Comissão Europeia estava mais "preocupada em ater-se às normas da UE" do que em promover reformas estruturais voltadas à promoção do crescimento.
Rehn rejeitou essas acusações e defendeu o pessoal técnico da Comissão Europeia. "Tenho orgulho de trabalhar com esses economistas e funcionários", disse o comissário, acrescentando que a UE vai produzir seu próprio relatório sobre o pacote de ajuda à Grécia "no momento oportuno". As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

OBS: O CONJUNTO DE ORGANISMOS QUE SE UNIU PARA AJUDAR A GRÉCIA, ESTÁ EM DESENTENDIMENTO EXPLÍCITO. O GRUPO AJUDAR UM PAÍS QUE ESTÁ ATOLADO ATÉ ÀS ORELHAS, JÁ É COMPLICADO. QUANDO ENTRAM EM ALGUM TIPO DE DIVERGÊNCIA, AÍ FICA MUITO MAIS COMPLICADO. ESSAS SITUAÇÕES NÃO PODEM CAIR NA MÍDIA. SABEMOS QUE OS JORNALISTAS ACHAM PELO EM OVO, POIS SÃO INVESTIGATIVOS POR SUA NATUREZA PROFISSIONAL. NESSE MOMENTO ESTÃO SOB CLIMA DE AJUDA, DIVERSOS PAÍSES DA EUROPA. GASTARAM O QUE NÃO TINHAM, APLICARAM OS RECURSOS QUE RECEBERAM DA UNIÃO EUROPÉIA, SEM QUE HOUVESSE UMA FISCALIZAÇÃO SEVERA DA PARTE DO EMPRESTADOR,  DE FORMA AFOITA. QUANDO VEIO A FATURA (CRISE), ESTAVAM COM AS CALÇAS NAS MÃOS. NO BRASIL TEM UM DITADO QUE DIZ: "MACACO QUE NUNCA COMEU MELADO, QUANDO COMO, SE LAMBUZA".
     

    2 comentários:

    1. Na boa tudo isso faz muito sentido e de fato acontece.

      Agora o mais estranho de tudo são as agências que avaliam o "Risco-País", "elas"ditam o mercado vamos dizer porem o mercado antes de "impor" a globalização mundial, deveria ter se criado um meio com regras Gerais para todos os países nos níveis fiscais. Agora quanto a crise é uma "fase" da Globalização digamos que a "globalizacão" é isso reparar os erros deixar o mundo mais nivelado por igual, econômicamente.
      O que me deixa furioso é a fiscalizaçÃo. Te pergunto Quem fiscaliza o FMI?

      ResponderExcluir
    2. COMPANHEIRO JOSÉ AUGUSTO, FIZESTE UMA BOA PERGUNTA. SABEMOS QUE O FMI "COME" PELAS MÃOS DOS ESTADOS UNIDOS. ESSES ORGANISMOS MULTI-LATERAIS PRECISAM REALEMTE DE FISCALIZAÇÃO INTERNACIONAL.TENS TODA RAZÃO NO QUESTIONAMENTO.É POR ISSO QUE, MUITOS PAÍSES PLEITEIAM UMA REFORMULAÇÃO NESSES ORGANISMOS, PARA DAR MAIOR TRANSPARÊNCIA ÀS SUAS AÇÕES. CORDIAIS SAUDAÇÕES DO MIRANDA.

      ResponderExcluir