sábado, 15 de junho de 2013

ESSA COPA JÁ ESTÁ FAZENDO HISTÓRIA

Manifestantes protestam antes da estreia do Brasil na Copa das Confederações

Policiais chegaram a lançar bombas de gás lacrimogênio e spray de pimenta, mas não conseguiram dispersar o grupo

iG São Paulo e iG Brasília | - Atualizada às
 
Manifestantes iniciaram um protesto neste sábado (15) contra os gastos para a realização da Copa das Confederações. O grupo se concentrava, por volta das 12h, próximo ao acesso de torcedores ao Estádio Nacional Mané Garrincha, onde acontece a abertura da competição com o jogo Brasil e Japão.

São Paulo: Contra gastos da Copa, manifestantes interditam duas faixas da av. Paulista
Esportes: Brasil inicia torneio teste para a Copa contra o Japão
 
Policiais chegaram a lançar bombas de gás lacrimogênio e spray de pimenta, mas não conseguiram dispersar o grupo. Homens da tropa de choque montaram um cordão de isolamento para impedir a passagem dos manifestantes. Segundo a Polícia Militar, 500 pessoas participavam do ato. Já a organização calcula em 2 mil pessoas.
Rodrigo Villalba/Futurapress
Grupo protesta em frente ao Mané Garrincha, em Brasília, contra os gastos na Copa das Confederações

"Eles [manifestantes] poderão permanecer aqui e nós vamos proteger a sociedade que comprou o ingresso para assistir ao jogo", disse a coronel Hilda Ferreira, integrante do comando da operação policial. A polícia montada chegou ao local para reforçar a segurança. No total, 3.200 homens fazem a segurança no local.
Por causa do protesto, duas entradas do estádio tiveram de ser fechadas, mas os torcedores têm sido orientados para ingressar por outros portões.
 
Leia mais:
 
Com cartazes e faixas, os manifestantes gritam para que não haja violência, e que o ato é pacífico, porque os policiais estão com cachorros e equipados com máscaras de proteção. Um estudante, que participa da manifestação e não quis se identificar, argumenta que o governo está maquiando os problemas do Brasil para mostrar aos estrangeiros, que vieram assistir à Copa, uma realidade diferente. A intenção do movimento, segundo ele, não é barrar o jogo de abertura e nem causar tumulto na Copa. O movimento quer abrir os olhos da população para aplicação de recursos públicos.
Brasília também foi palco de protesto na véspera do jogo; assista ao vídeo

Os protestos também foram marcados em Belo Horizonte e Rio de Janeiro e visam denunciar violações aos direitos humanos e a falta de controle com os gastos públicos. Um exemplo é o estádio Mané Garrincha, orçado inicialmente em R$ 671 milhões e no qual foi gasto aproximadamente R$ 1 bilhão.
Na sexta-feira, aproximadamente 200 pessoas integrantes do movimento fecharam o Eixo Monumental e queimaram pneus. A Polícia foi chamada, mas não houve confronto. Ao final dos protestos, uma pequena comitiva foi recebida por membros do Governo do Distrito Federal (GDF). Segundo informações da Polícia Militar do GDF, serão efetuadas prisões em caso de abusos por parte dos manifestantes.

Houve também manifestações na avenida Paulista, em São Paulo. Duas faixas da via foram interditadas em função dos protestos. O ato também reuniu cerca de centenas de pessoas. A organização afirma que pelo menos 100 mi pessoas, apenas em São Paulo, foram despejadas por causa de obras da Copa do Mundo.
Com informações da Agência Brasil

OBS: O MUNDO ASSISTIRÁ À COPA DAS CONFEDERAÇÕES E, "DE BRINDE", ASSISTIRÁ AS MANIFESTAÇÕES DO POVO BRASILEIRO CONTRA A INJUSTIÇA SOCIAL AOS INATIVOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, CONTRA AS FAVELAS QUE CONTORNAM AS GRANDES E MÉDIAS CIDADES, CONTRA A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO, CONTRA OS POLÍTICOS QUE SE OMITEM NA HORA DAS COBRANÇAS, CONTRA OS POLÍTICOS CORRUPTOS, CONTRA O DESMATAMENTO DE NOSSAS FLORESTAS, CONTRA A POLUIÇÃO DE NOSSOS RIOS, CONTRA OS GANHOS ABSURDOS DA CLASSE POLÍTICA, INOPERANTE E IMPRODUTIVA, CONTRA NOSSOS MEIOS DE TRANSPORTES DE MASSA, SUCATEADO E INOPERANTE, CONTRA OS TRABALHADORES, QUE SE DESLOCAM NAS CONDUÇÕES, COMO SE FOSSEM  "SARDINHA EM LATA", CONTRA A VIOLÊNCIA DA POLÍCIA, CONTRA A VIOLÊNCIA ECONÔMICA, QUE CORRÓI SEU SALÁRIO MINGUADO. SÃO MAIS DE 60 ANOS DE APERTO E MUITA DEMANDA REPRIMIDA. NOSSO PARTIDO ESTÁ NO GOVERNO A 10 ANOS, MAS NOSSO POVO TEM PRESSA. NOSSOS JOVENS PRECISAM DE BOAS ESCOLAS, NOSSOS PROFESSORES PRECISAM DE ESTÍMULOS, NOSSOS IDOSOS PRECISAM DE ESPERANÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário