terça-feira, 11 de junho de 2013

MAIS MATÉRIA A RESPEITO DA "AVALIAÇÃO DE RISCO" DO BRASIL.

Aceitar pressão do FMI e das agências de risco é renunciar à disputa política
Publicado em 10-Jun-2013


Fundo reconhece que é o responsável por destruição da Grécia...O FMI e as agências de avaliação que dão notas a países e empresas sempre sustentaram que usam rigorosos e comprovados elementos. Nada disso. A crise de 2008/2009 revelou que essas agências agem segundo os interesses de seus clientes.

Aliás, aqui no Brasil também, com raras exceções – raras mesmo. Isso sem falar, logo depois da crise, no escândalo da manipulação da taxa LIBOR .

O FMI nem se fala. Aliás, sua fala é a do dono, os Estados Unidos e a Europa. Não deixam ninguém de fora desses lugares ser presidente da instituição. Agora vaza um documento onde o próprio fundo reconhece que é responsável pela destruição da economia grega e do país.

O estudo confidencial vazado pelo Wall Street Journal reconhece “graves erros” na política de austeridade recomendada para a Grécia. O FMI também admite que os estragos que essa política poderia causar foram subestimados.

O documento diz que as incertezas sobre o resgate grego eram "tão significativas que a missão técnica não foi capaz de garantir com elevada probabilidade que a dívida pública era sustentável".

E o que dizer das recentes opiniões do FMI sobre o Brasil e a nota da agência Standard & Poor´s sobre a nossa economia e nossas empresas? Aceitar passivamente essas avaliações e dar aval à pressão para que mudemos de rumo na nossa política econômica é não fazer a disputa política . Achar que questão é técnica ou apenas de gestão econômica é um ledo engano que nos custará muito, como custou para toda a América Latina.

Esses organismos servem aos interesses dos EUA e da banca internacional. O resto ou é ingenuidade ou falta de coragem política. Um bom mocismo ao gosto de nossos adversários.

OBS: TRANSCRITO DO BLOG DO ZÉ DIRCEU

Nenhum comentário:

Postar um comentário